sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Espada Toledana com Ana Cabecinha, a 27 de Novembro


O Clube de Atletismo de Toledo organiza, no próximo fim-de-semana, naquela cidade espanhola, o tradicional certame de atletismo “Espada Toledana”, que compreende a 23.ª edição da Marcha Atlética, no dia 27, e a 32.ª edição do Corta-Mato, no dia 28.
O programa da disciplina da marcha atlética terá lugar na Avenida da Reconquista e inicia-se pelas 17 horas, contemplando provas para os vários escalões etários e sexos. As principais provas são as absolutas de 5 km, a feminina pelas 18h40 e a masculina pelas 19h30, horas locais.
O "site" do clube organizador divulgou uma listagem de inscritos nestas provas (22h30 de 25 Novembro), contabilizando-se 165 atletas em representação de 57 clubes, e dá particular destaque à participação de Ana Cabecinha, atleta olímpica que representa o Clube Oriental de Pechão.
Recorde-se que a atleta algarvia obteve no evento realizado em 2009 a 4.ª posição, com a marca de 23.10 m nos 5 km marcha, distando 29 segundos da vencedora, a espanhola Lorena Luaces. Cabecinha também participou, um dia depois, na prova de corta-mato, sobre 6 km, vindo a ocupar o 9.º lugar.
De entre outros, são feitos destaques às participações de José David Domínguez, o vencedor em 2009, do alemão Maik Berger, de Javier González, de Francisco Arcilla (ganhador em 2008), do veterano (e regressado) Miguel Ángel Prieto e da madrilena Ainhoa Pinedo.
Refira-se, como curiosidade, que, para além de prémios monetários atribuídos nas provas absolutas e por recorde da prova, receberão as tradicionais e mundialmente reconhecidas Espadas Toledanas os três primeiros classificados de cada categoria. Detém uma dessas espadas, a lituana Sonata Milusauskaité, que, ao serviço do F.C. Barcelona, venceu a edição de 2008.