sábado, 6 de novembro de 2010

Marchadores do catano!

Com o devido agradecimento, reproduz-se o texto «Marchadores do catano!», da autoria de Nuno Sebastião, originalmente publicado no blogue sebastian-rerun.blogspot.com em 28.07.2010

Marchadores do catano!

Vem este post a propósito da medalha de bronze conquistada pelo João Vieira nos 20 km marcha. Ao assistir à prova hoje de manhã enquanto me preparava para ir trabalhar dei comigo a reparar que o tempo obtido pelo João Vieira, 1.20.49, significa que ele a marchar faz à meia maratona um tempo na casa da 1h25, ou seja, faz uma marca que eu não desdenharia, actualmente, conseguir fazer a correr!

Mas não foi só hoje que fiquei impressionado com as capacidades dos marchadores. Recordo do meu passado atlético duas situações que envolveram dois ex-recordistas da marcha.

Uma, é estar a rolar, já a um ritmo bem simpático, na pista de terra batida que circundava a antiga pista de tartan do Benfica, e ser surpreendido com o José Urbano a pedir licença para passar por nós a marchar (estava a fazer séries, certamente a um ritmo abaixo de 4' ao km).

Outra, foi uma lição para aprender a ser humilde. Certo dia, cheguei ao Estádio da Luz e os meus colegas de treino já tinham abalado. Segui para o Estádio Universitário, e quando lá cheguei procurei companhia, não encontrei ninguém conhecido, até que vi o José Pinto, antigo marchador do Belenenses a correr no relvado. Juntei-me a ele e ao fim de algumas voltas em conjunto, armado em campeão, comecei apertar o ritmo convencido que o ia fazer descolar. Pois bem, não só não o descolei, como pouco depois juntou-se a nós o Rudolfo Lopes, e o ritmo ainda aumentou mais, de tal maneira que eu tive de ceder... e o José Pinto lá continuou com o Rudolfo Lopes em amena cavaqueira, como se não fosse nada com ele... voltei para o estádio da Luz com o rabinho entre as pernas... quem me mandou a mim meter com um gajo que conseguia marchar 50 km em 3h52. Foi bem feito!