quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alvaiázere a caminho dos mil


A propósito da realização, a 30 de Outubro, da IX Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere (11.º grande prémio), vale a pena fazer uma breve análise do historial de participações neste evento nascido em 2000. Desde logo, percebe-se pelo gráfico que o ano de 2009 foi claramente o de maior participação, com 143 atletas a alinharem nas partidas. Antes, só em 2005 se tinha ultrapassado a centena de participações (115), ainda que por duas vezes (2006 e 2007) essa linha tenha estado quase a ser superada.

Nota-se também que as primeiras três edições constituíram uma espécie de lançamento da prova, com participações ainda reduzidas, a rondar a meia centena. Não é mencionado no gráfico mas pode acrescentar-se que, apesar do número de participantes, a quantidade de associações de proveniência dos clubes era já ao nível da actualidade: de 2000 a 2003 foram sete a nove essas associações, valor semelhante ao actual e que por apenas uma vez, em 2004, foi ultrapassada, com a presença de clubes de 10 associações distritais.

Contabilizando a globalidade das participações obtém-se uma média de 86 atletas por edição (representando 20 clubes, provenientes de oito associações). Um total de presenças em 2010 semelhante ao de 2009 permitirá que a soma das participações em todas as edições de Alvaiázere ultrapasse as mil (por agora vai em 861).

A título de curiosidade refira-se ainda que o circuito das provas dentro da vila teve duas alterações de configuração, competindo-se actualmente no terceiro cenário deste evento que tem já lugar cativo no calendário nacional da marcha atlética.