quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Elvira Novoseltseva e Sergey Sharypov triunfam na Taça da Rússia em marcha atlética, em Saransk, na Rússia

As partidas das principais provas em Saransk e os vencedores,
Sergey Sharypov (dorsal 125) e Elvira Novoseltseva (107).
Imagens: YouTube RUSAF TV. Montagem: O Marchador

A cidade de Saransk, capital da República da Mordóvia, na Rússia, aonde os apaniguados do futebol lembrar-se-ão que foi aqui que Portugal jogou a fase de grupos do Campeonato do Mundo de Futebol de 2018, recebeu os campeonatos nacionais de marcha atlética da Rússia (06/09), na distância de 20 km, que decorreu muito perto do Mordóvia Arena, num circuito em estrada com um perímetro de 1 km.

Com a presença da líder anual do ano na distância, Elvira Novoseltseva (1:24:20) e do 5º classificado masculino na lista da época, Sergey Kozhevnikov (1:17:36), sabendo-se que a World Athletics vai mantendo a suspensão da Rússia (e da Bielorrússia) dos grandes eventos internacionais da modalidade, a competição de Saransk foi a último da época, incluído numa série de outros eventos nacionais para atletas profissionais “Skorokhod", este ano próximos uns dos outros e em que se destacou a Mordóvia com a obtenção, globalmente, de 10 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, e onde tem como Vice-Ministra do Desporto, Irina Stankina, a antiga campeã mundial Sub-20 (Lisboa 1994) e absoluta (Gotemburgo 1995).

Nos 20 km femininos, Elvira Novoseltseva (Mordóvia) confirmou os seus pergaminhos triunfando com a marca de 1:28:21, terminando com uma vantagem de quase 5 minutos sobre a segunda classificada, Kristina Lyubushkina (Chelyabinsk), com 1:33:24, enquanto a medalha de bronze foi Anastasia Trukhova (Mordóvia), com 1:33:31.

Nos 20 km masculinos, a vitória sorriu, um pouco surpreendentemente a Sergey Sharypov que venceu com o tempo de 1:21:38, recorde pessoal, em parte beneficiando da desclassificação do favorito - Sergey Kozhevnikov, primeiro indo parar à zona de penalização e depois, dada a acumulação de 4 faltas técnicas, vendo ser-lhe exibida a raqueta vermelha imediatamente depois de cortar a meta na segunda posição. A medalha de prata foi para outro representante da Mordóvia, Maxim Denisov, com 1:22:21, com o terceiro da geral a ser o bielorrusso Mikita Kolyada (1:22:58), mas com a medalha de bronze o atleta da região de Chelyabinsk, Vasily Mizinov, com 1:23:31. Contudo, estranha-se que na mesma prova os resultados online mencionem como vencedor sub-23 o representante da Mordóvia, Sergey Shmyrov, com 1:21:37, marca que supera em 1 segundo a do declarado vencedor absoluto, algo que carece de esclarecimento!

Da equipa de juízes de marcha do evento de Saransk, há a salientar a participação de 4 internacionais do Painel da World Athletics, que, como se sabe, é uma das condições essenciais para a integração dos atletas nas listas da WA. Foram eles e elas, Serhat Akyavas (TUR), Silver, Soma Kovács (HUN), Silver, Gini Zoe (GRE), Bronze e Laura Pop (ROM), Bronze.

Consulte os resultados completos do evento aqui.

Colaboração: Zoe Gini.