sexta-feira, 11 de abril de 2025

Rio Maior a postos para o Grande Prémio Internacional, este sábado

Imagens: fb Rio Maior Sports Centre. Montagem: O Marchador.

A cidade de Rio Maior vai acolher a 32ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior, prova do nível Gold da World Race Walking Tour, da World Athletics, o mais importante evento da disciplina que se realiza anualmente em Portugal e numa região que deu tantos e bons marchadores, até no plano internacional, casos, por exemplo, de Susana Feitor, João Vieira e Inês Henriques.

Dos grandes nomes da marcha atlética mundial inscritos para o evento, destaca-se, no setor masculino, o brasileiro Caio Bonfim, medalhado (prata) nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e que recentemente, em Kobe, bateu o seu próprio recorde nacional na distância (1:17:37) e o sueco Perseus Karlström, campeão europeu e medalhado de prata no últimos Mundiais. De olhos no pódio está o peruano Cesar Rodriguez, com um recorde pessoal de 1:18:23, segundo classificado em 2024. Inscrito está o campeão olímpico Brian Pintado (Equador), mas um problema físico, que já o impedira de ter participado em Dudince, fê-lo renunciar ao evento de Rio Maior, tendo sido submetido a uma cirurgia há poucos dias.

No plano feminino, a grande favorita à vitória é a equatoriana Paula Torres, com um recorde pessoal de 1:27:19, sem esquecer que terá pela frente a muito experiente atleta peruana, Kimberly García (1:26:40/2023), bicampeã mundial de Oregon 2022 e que já venceu nas edições de 2017, 2022 e 2024. A espanhola Laura García-Caro, 7ª nos Jogos de Paris, terá uma palavra a dizer na luta por um dos lugares de pódio.

No plano nacional, referência para dois grandes campeões: João Vieira (Sporting CP), treinada pela sua esposa Vera Santos, e Vitória Oliveira (SL Benfica), treinada por Manuel António Silva, que procurarão amealhar pontos para o ranking mundial, muito úteis para o grande objetivo das suas carreiras neste ano – a presença nos Mundiais de Tóquio. Mas atenção ao jovem atleta algarvio Tiago Ramos (21 anos), nascido em Tunes, que pode ter uma boa oportunidade para voltar a evidenciar-se depois de no ano passado, em Rio Maior, se ter sagrado campeão nacional absoluto na distância.

O Município de Rio Maior, a Desmor e o Clube de Natação de Rio Maior organizam o evento que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Santarém.

A transmissão via «streaming» estará disponível no YouTube da organização, aqui.

Consulte a lista de inscritos nas principais provas do evento, aqui.