Matej Tóth e os membros do órgão executivo da federação eslovaca até 2028. Fotos: SAZ e Ján Luky. Montagem: O Marchador |
O consagradíssimo marchador eslovaco, Matej Tóth, foi recentemente eleito para a direção da federação eslovaca de atletismo, assumindo a vice-presidência do organismo, que reconduziu ao cargo de presidente Peter Korčok, este também um antigo campeão nacional de marcha e ex-atleta internacional e que tem exercido a presidência continuadamente desde 2012.
Tóth, campeão olímpico dos 50 km marcha nos Jogos do Rio de Janeiro (2016), campeão mundial em Pequim (2015), vencedor nos 50 km da Taça do Mundo de Marcha, em 2010 (Chihuahua, México), vencedor nos 20 km da Taça da Europa em 2011 (Olhão, Portugal) e inúmeras vezes medalhado e finalista em grandes eventos internacionais, foi um dos três candidatos ao cargo, recolhendo da Assembleia Geral, realizada em Banská Bystrica, recolheu o maior número de votos (59) relativamente aos outros dois candidatos, Rastislav Hrbáček (20) e Roman Hanzel (3).
Com cinco presenças em Jogos Olímpicos, o que o torna no recordista eslovaco de participações no maior evento desportivo planetário, Tóth é também o único a vencer a mítica prova Dudinská 50 por quatro vezes (2011, 2015, 2018, 2020). Contudo, o recordista eslovaco na marcha atlética não vê o cargo como uma recompensa pelos grandes feitos conquistados para o desporto do seu país. Ideias não lhe faltam para os grandes desafios que o espera.
“Sei que a federação funciona muito bem e com uma boa gestão. Com a minha experiência darei o contributo no sentido de que possamos dar um passo à frente engrandecimento do atletismo eslovaco, incorporando algumas das boas ideias das outras listas concorrentes", disse Tóth ao site da federação eslovaca, sendo sua ideia apoiar financeiramente os treinadores – muitos deles trabalhando voluntariamente, na procura de talentos e no seu encaminhamento para centros qualificados no alto rendimento.
De referir ainda que os membros eleitos para o órgão executivo da federação por um período de 4 anos (até 2028) são: Silvia Hanusová, Juiz Internacional de Marcha, Veronika Ľašová, Jozef Repčík, Róbert Mittermayer, Ján Gigac, Zoran Kollarovič, Marcel Lomnický, este em representação da Comissão de Atletas, e Anna Kirnová, que faz parte do Conselho Executivo da Associação Europeia de Atletismo.
Fonte: Federação de Atletismo da Eslováquia.