sábado, 4 de novembro de 2023

30º Grande Prémio das Galinheiras neste sábado, em Lisboa

Imagens: Centro de Atletismo das Galinheiras. Montagem: O Marchador

O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito no dia de hoje (4/11), na Alta de Lisboa – Eixo Central, a partir das 14.00 horas, a já 30ª edição do Grande Prémio de Marcha Atlética (22.ª Légua do CAG), “Troféu Paulo Morais”, desta vez num circuito em estrada e que conta com o apoio de diversas entidades, entre as quais se salientam o IDPJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro do Desporto, a Associação de Atletismo de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Clara.

O evento, o segundo do género na presente época, terá início com a realização da prova de 1 km (masc. e fem.) para os Benjamins A/B, às 14:00 horas, seguindo-se os 2 km (masc. e fem.) para os Infantis e para os atletas da prova especial (deficiência mental), às 14:15 horas, os 3 km para os Iniciados e Veteranos VI, VII e VIII, às 14:40 horas, os 5 km femininos para Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos I, II, III, IV e V, às 15:10 horas, e por fim uma outra prova de 5 km, no setor masculino, para os mesmos escalões da anterior, às 16:00 horas.

Estão inscritos 112 atletas, em representação de 20 clubes (uma delegação da Extremadura espanhola), e provenientes dos distritos de Algarve, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.

De acordo com o regulamento haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, e lembranças a todos os participantes na prova especial para deficientes, bem como taças para as dez primeiras equipas da geral coletiva e, também o “Prémio José Henriques”, atribuído aos melhores tecnicistas no conjunto dos escalões de Benjamins e Infantis, decisão a cargo de um júri nomeado para o efeito.

A cerimónia de premiação terá lugar na sede do Centro de Atletismo das Galinheiras, logo após o beberete, oferecido a atletas, treinadores, dirigentes e convidados. José Henriques, o seu presidente, evidencia grande vitalidade nos seus 84 anos de idade e muito tem contribuído, nas mais de três décadas de dedicação à causa da marcha atlética, para o aparecimento de um número significativo de crianças e jovens, alguns destes revelando-se no panorama competitivo nacional.

O Centro de Atletismo das Galinheiras decidiu este ano distinguir a figura de Paulo Morais, atualmente bombeiro de profissão, e que no final da década de 80 evidenciou-se nos escalões de infantis e de iniciados, praticando a marcha atlética no clube tal como a sua mãe, Luísa, e os seus irmãos Carlos e Tânia.

Uma listagem provisória de atletas inscritos no evento pode ser consultada (temporariamente) na secção «Docs» do blogue «O Marchador», aqui.