domingo, 23 de setembro de 2018

Yoko Eichel, marchadora W70 em Penang (Ásia/Pacifico) 2018

Yoko Eichel em Penang, Malásia. Foto: APMG 2018
Montagem: O Marchador

Yoko Eichel, de 71 anos de idade (nasceu a 11 de Abril de 1947), foi uma das participantes nas provas de marcha dos Jogos Ásia-Pacífico que se realizaram em Penang, na Malásia (7 a 15/9), e em representação dos Estados Unidos da América obteve 3 medalhas de ouro, respetivamente nos 3.000 metros (dia 10, 19:47.78), nos 5.000 metros (dia 11, 33:44.40), e nos 1.500 metros (dia 13, 9:31.48).

A página do Facebook do Comité Organizador Local dedicou a Yoko Eichel uma interessante peça da autoria de John Michael, e que, com a devida vénia, damos a conhecer alguns aspetos no blogue «O Marchador».

Yoko, estudou e casou-se nos Estados Unidos da América, país onde vive desde os seus 22 anos de idade. Aos 19 anos perdeu o pai e pouco tempo depois a mãe, e os únicos membros da família são 2 irmãos que vivem no Japão e dos quais sente muitas saudades.

Referiu ter passado por muitas dificuldades na sua vida, profissional e também pessoal, incluindo a sua vida de casada, já que o seu marido era uma pessoa com diferentes interesses e não se identificava com a atividade desportiva. A prática desportiva e em particular a corrida, ajudou-a muito no plano mental a ultrapassar e resolver os seus problemas.

Estudou nas Universidades de Kansas e Indiana, e atualmente vive em Los Angeles, na Califórnia. Durante quase 30 anos participa em eventos competitivos de atletismo, e também de natação. As lesões têm afetado a sua prática desportiva, algo que a frustra por não ter podido participar em várias competições internacionais. Refere que quando se treina arduamente, isso pode conduzir a lesões, e a idade não ajuda à recuperação, muitas vezes tendo de parar. O que a entristece por não poder fazer aquilo que muito gosta. Então as pessoas perguntam-lhe: «Porque treinas tão arduamente?» Em resposta diz: «Se treinas com objetivos e queres ser a melhor, tens de treinar melhor do que ninguém».

Yoko Eichel tem a intenção de regressar ao Japão, onde deseja competir em 2021 em Kansai, por ocasião dos Jogos Mundiais Master.