quinta-feira, 29 de maio de 2014

Baku recebe os «trials» dos Jogos Olímpicos da Juventude

Durante três dias, com início no dia de amanhã, Baku, no Azerbeijão, será palco dos apuramentos europeus para os Jogos Olímpicos da Juventude, competição destinada a atletas juvenis, nascidos nos anos de 1997 e 1998.

A competição, que se realiza a cada quatro anos, teve a sua primeira edição em Singapura, com o apuramento realizado em Moscovo, em 2010, que contou com a presença de Samuel Pereira, atleta treinado por Pedro Martins e que se sagrara, nesse ano, campeão nacional de juvenis e juniores.

Desta vez Portugal não levará qualquer marchador, sendo representado por cinco atletas (3 femininos e 2 masculinos) nas disciplinas de triplo salto/comprimento, martelo (dois atletas), disco e 100/200 metros.

Recorde-se que no presente ano, em Quarteira, Carolina Costa (CO Pechão) e Vasco Santos (CA Marinha Grande), sagraram-se campeões nacionais de estrada, nas distâncias de 5 e 10 km, respetivamente.

Cada continente dispõe de determinados lugares de acesso aos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em Nanjing, na China, de 18 a 28 de agosto, em função dos resultados obtidos nos campeonatos mundiais de juvenis e juniores não podendo haver mais que um atleta por país na mesma prova.

Vasco Guedes é o único oficial português nomeado para o evento. Atuará nas provas de marcha, na qualidade de juiz internacional, que terão lugar amanhã (sexta), pelas 6:00 horas, hora portuguesa, nos 5.000 m femininos, e sábado, 1 de junho, pelas 6:30 horas, hora portuguesa, na prova dos 10.000 m masculinos.