sexta-feira, 19 de julho de 2013

Depois de Itália, Espanha pretende entrar no fitwalking

Pormenor da actividade prática durante o curso de Canet de Mar.
Foto: AEMA
Graças a um primeiro curso de instrutores levado a cabo no passado sábado em Canet de Mar, perto de Barcelona, a Espanha tornou-se o primeiro país a juntar-se à Itália numa actividade relacionada com a marcha e que surge identificada pela designação de «fitwalking». Baseada nos princípios da marcha acelerada imaginada pelos irmãos italianos e antigos marchadores Giorgio e Maurizio Damilano, o «fitwalking» é apresentado como uma actividade física assente no acto de elementar de andar, perseguindo fins de bem-estar e de exercício que active física e psicologicamente o indivíduo.

Este primeiro curso espanhol foi dinamizado pelos consagrados ex-marchadores internacionais Jorge Llopart, de Espanha, e Raffaello Ducceschi, de Itália, sob orientação prévia dos irmãos Damilano. Primeiro passo do «fitwalking» no país vizinho, a iniciativa registou a participação de alguns nomes conhecidos da marcha em Espanha, entre atletas, dirigentes e familiares de atletas internacionais da marcha atlética, com realce para Mikel Odriozoa e Myriam Fernández, além de duas «fitwalkers» oriundas de cidades catalãs.

O «fitwalking» dispõe já de uma associação internacional, criada em Itália e que congrega os referidos dois fundadores do conceito, dois representantes da actividade em Espanha (Jorge Llopart e Raffaello Ducceschi, ainda que este último seja italiano), um delegado húngaro (Attila Csont), uma checa (Iveta Zemanovà), um alemão (Hartwig Gauder) e um japonês (Fumio Imamura). Ou seja, uma constelação de marchadores do mais elevado quilate, com campeões e medalhados em Jogos Olímpicos e campeonatos do mundo e da Europa.

Alguns destes membros da Associação Internacional de Fitwlaking participaram numa reunião realizada em Saluzzo (Itália), na qual foram definidas as linhas orientadoras para que a actividade possa ser reconhecida no plano internacional como prática de características únicas. Uma actividade descrita como adequada para qualquer idade, realizável em qualquer lugar, combinando os conceitos de «fitness» em grupo, bem-estar e actividade desportiva visando a manutenção e a melhoria das condições de saúde, num regime de equilíbrio entre as vertentes psíquica e física.

Restará agora saber como vai esta actividade desenvolver-se naqueles e noutros países. Para já, no curso de instrutores realizado em Canet de Mar, os participantes tiveram como única condição o pagamento de uma taxa de inscrição, no valor de 100 euros.