sexta-feira, 10 de maio de 2013

Elisa Rigaudo lidera Squadra Azzurra em Dudince

A Itália conta com a experiência de Nkouloukidi para
a Taça da Europa de Dudince. Foto: O Marchador

Medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Elisa Rigaudo é a figura de maior destaque da selecção italiana para a 10.ª Taça da Europa de Marcha, a realizar em Dudince (Eslováquia), a 19 de Maio. A atleta da Fiamme Gialle, de 32 anos, integra uma equipa feminina de 20 km claramente marcada pela juventude, com Antonella Palmisano, de 21 anos, Eleonora Anna Giorgi, de 23, e Federica Ferraro, de 24. Na última edição da Taça da Europa de Marcha (Olhão-2011), a atleta italiana foi terceira classificada, com 1.30.54 h.

Com uma selecção completa (18 atletas), destacam-se ainda na formação transalpina os nomes de Giorgio Rubino, nos 20 km masculinos, e da «veterana» júnior Anna Clemente, campeã olímpica da juventude em 2010.

E é, por sinal, nas juniores que surge outro nome a impor já algum respeito, o de Noemi Stella, atleta ainda juvenil de primeiro ano que a 4 de Maio último estabeleceu nos 5000 metros marcha um máximo pessoal de 22.39,31 m. A marca só não é recorde italiano de juvenis devido aos 22.27,38 m com que a colega de treino Anna Clemente conquistou o ouro olímpico jovem em Singapura. 

Entre os ausentes, realce para Marco de Luca, a recuperar de problemas físicos, que deixa ao experiente Jean-Jacques Nkouloukidi a «chefia» da equipa de 50 km. De assinalar que 11 dos 18 seleccionados representam habitualmente equipas da Polícia ou das Forças Armadas italianas.

Selecção de Itália para a 10.ª Taça da Europa de Marcha
10 km juniores femininos
Noemi Stella
Mariavittoria Becchetti
Anna Clemente

10 km juniores masculinos
Alessandro Cusmai
Francesco Fortunato
Vito Minei

20 km seniores femininos
Federica Ferraro
Eleonora Anna Giorgi
Antonella Palmisano
Elisa Rigaudo

20 km seniores masculinos
Vito di Bari
Matteo Giupponi
Daniele Paris
Giorgio Rubino

50 km
Teodorico Caporaso
Lorenzo Dessi
Jean-Jacques Nkouloukidi
Federico Tontodonati