sexta-feira, 31 de maio de 2013

Joaquim Machado, 1940-2013

Vítima de ataque cardíaco, morreu esta quinta-feira Joaquim Francisco Machado, antigo dirigente da Associação Desportiva de Oeiras e, mais tarde, do Núcleo de Atletismo de Oeiras.

Joaquim Machado, que contava 72 anos, foi elemento muito activo na dinamização da marcha atlética no concelho de Oeiras, onde, com a esposa, a quem todos tratavam carinhosamente por D. Aninhas, organizou inúmeras actividades na década de 1980 e início de 1990. Nos primeiros desses tempos foi mesmo companheiro de acção de outro saudoso dirigente da marcha em Oeiras, Albino Silva, de quem, pode dizer-se, recebeu o testemunho do apego ao desporto.

Com um entusiasmo contagiante por esta actividade desportiva, viu todos os seus filhos (Paulo Jorge, Ana Paula, Pedro, Nuno e ainda o mais pequeno de todos, Sérgio) dedicarem-se à prática da marcha. Era pai "adoptivo" de Mafalda e Tomé.

Sócio do Clube Português de Marcha Atlética, de cujo Conselho Fiscal foi presidente durante anos, Joaquim Machado tinha na potência da voz e na capacidade de improviso duas das suas facetas mais conhecidas. Foi por essa razão que por várias vezes apresentou a FAMA – Festa Anual da Marcha Atlética, um grande momento de confraternização dos marchadores naquela época.

Joaquim Machado fica na história da marcha atlética em Portugal como um dos pioneiros que permitiram a esta modalidade desenvolver-se antes de alcançar o nível técnico e organizativo que mais tarde viria a revelar.

À família e aos amigos de Joaquim Machado, a equipa do blogue O Marchador expressa sentidas condolências.

Colaboração: Ana Toureiro

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sete portugueses inscritos para a Corunha

São nada menos que sete os atletas portugueses inscritos para o XXVII Grande Prémio Internacional Cantones de La Coruña, em marcha atlética, a contar para o Challenge Mundial de Marcha da AIFA e que terá lugar naquela cidade galega no próximo sábado, 1 de Junho. Nos 20 km masculinos, a lista de saída inclui o nome de João Vieira, enquanto a prova feminina, com a mesma distância, deverá registar a participação de Ana Cabecinha, Daniela Cardoso, Inês Henriques, Nádia Cancela, Vera Santos e Vitória Oliveira.

Vitória Oliveira poderá alcançar na Corunha os mínimos de 1.45.00 h para os 20 km femininos dos europeus de Sub-23 (Tampere, Finlândia, 11 a 14 de Julho). Para já, a marchadora do Benfica detém 1.46.19 h, marca alcançada no Grande Prémio Internacional de Rio Maior. Mínimos que Daniela Cardoso já possui.

Em todo o caso, esta é uma delegação portuguesa que inclui atletas com diferentes níveis de experiência internacional, numa competição em que se apresentarão alguns nomes sonantes do mundo da marcha atética.

Desde logo, os mais destacados atletas «da casa», liderados, no sector feminino, pelo quarteto que representou Espanha na recente Taça da Europa de Marcha, em Dudince: Beatriz Pascual, Lorena Luaces, Raquel González e Julia Takacs. Mas também, nos masculinos, nomes consagrados como os de Jesús García, José Ignacio Díaz, Luis Manuel Corchete e o «histórico» Miguel Ángel Prieto, a que se juntam jovens como Álvaro Martín, Luis Alberto Amezcua, Juan Raya e Marc Turc.

De fora da Península Ibérica, realce para o forte contingente australiano, a que não falta o multimedalhado olímpico Jared Tallent, que terá a seu lado Luke Adams, Dane Bird-Smith e Rhydian Cowley. Na prova feminina alinharão Tanya Holliday e Jessica Rothwell.

Luis Fernando López, da Colômbia, Isamu Fujisawa, Takumi Saito, Hayato Katsuki, Takayuki Tanii e Koichiro Morioka, todos do Japão, Grzegorz Sudol, da Polónia, Pedro Gómez, do México, e Andriy Kovenko, da Ucrânia, ajudam a compor um magnífico ramalhete de partida nos 20 km masculinos, que inclui ainda os brasileiros Caio de Oliveira Sena, Tiago Fonseca do Nascimento, Diogo Dias Gamboa e Joseph Alessandro Bagio.

A prova das senhoras tem prevista a presença, de três atletas chinesas e duas japonesas que não costumam estar entre as melhores desses países, a checa Lucie Pelantovà e a mexicana Zayra Jauregui.

Em suma, mais uma edição de um torneio de marcha de nível mundial que, também neste ano, promete emoção e espectáculo nas ruas da cidade da Corunha.

Recorde-se que em 2012, os 20 km masculinos foram ganhos por Li Jianbo, da China, com 1.20.55 h, seguido de Miguel Ángel López (Espanha, 1.20.59) e de Yu Wei (China, 1.21.04), ao passo que nos 20 km femininos se impôs a também chinesa Liu Hong (1.27.32), à frente das espanholas Beatriz Pascual (1.29.53) e María Vasco (1.30.05).

As provas serão ajuizadas por uma equipa de juízes com a seguinte composição: Luis Saladie (Espanha, juiz-chefe), Jean-Pierre Dahm (França), José Dias (Portugal), Jordi Estruch (Espanha), Miloslav Lapka (Rep. Checa) e Nicola Maggio (Itália). O britânico Peter Marlow desempenhará as funções de delegado técnico da AIFA.

Listas de inscritos
20 km masculinos
África do Sul: Wayne Snyman;
Austrália: Jared Tallent, Luke Adams, Dane Bird-Smith e Rhydian Cowley;
Brasil: Caio de Oliveira Sena, Tiago Fonseca Do Nascimento, Diogo Dias Gamboa e Joseph Alessandro Bagio;
Canadá: Creighton Connolly;
China: Kaihua Wang;
Colômbia: Luis Fernando Lopez;
Eritreia: Issei Yohanness;
Espanha: Alvaro Martin Uriol, Luis Alberto Amezcua, Jesus Angel Garcia Bragado, Juan Antonio Porras Hidalgo, José Ignacio Diaz, Ivan Pajuelo Paredes, Miguel Ángel Prieto Adanero, Luis Manuel Perez Osorio, Juan Raya Sanchez, David Mateos, Luis Cambronero Lopez, Francisco Arcilla, Luis M Corchete Martinez, Rodrigo Dominguez Fernandez, Ferran Collados Lopez, Marc Turc, Jose Fernandez Nieves e Fco. Duran Acuña;
França: Hugo Andrieiu;
Grã-Bretanha: James Treanor;
Itália: Giacomo Vigano e Leonardo Deitos;
Japão: Isamu Fujisawa, Takumi Saito, Hayato Katsuki, Takayuki Tanii e Koichiro Morioka;
México: Pedro Daniel Gomes Cruz;
Polónia: Grzegorz Sudol;
Portugal: João Vieira;
São Salvador: Emerson Esnael Hernandez;
Tunísia: Hatem Ghoula;
Ucrânia: Andriy Kovenko.

20 km femininos
Austrália: Tanya Holliday e Jessica Rothwell;
China: Yongbo Hou, Tongmei Zhou e Dandan Duan;
Espanha: Beatriz Pascual, Julia Tackas, Lorena Luaces, Ainhoa Pinedo González, Raquel Gonzalez Campos, Eva Maria Iglesias Gonzalez, Miriam Fernández Andrés, Maria Larios Lopez, Sara Alonso, Marta Gustrán Cortés, Maria Perez, Laura Jimenez Elipe e Mar Juarez Gallardo;
Japão: Ai Michiguchi e Tomomi Maekawa;
México: Zayra Jauregui Aguilar;
Portugal: Ana Cabecinha, Inês Henriques, Vera Santos, Daniela Cardoso, Vitória Oliveira e Nádia Cancela;
Rep. Checa: Lucie Pelantova.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tunisinos e argelinos destacam-se nos Campeonatos Árabes

Hassanine Sebei (Tunísia), vencedor dos 20 km masculinos.
Foto: AP
Os atletas tunisinos estiveram em plano de evidência nas provas de marcha dos 18.os Campeonatos Árabes de Atletismo, que decorreram em Doha, capital do Catar, de 21 a 24 deste mês, ao arrecadarem, com notória superioridade, as duas medalhas de ouro em disputa.
 
Por sua vez, os atletas argelinos ocuparam os restantes lugares dos pódios nas provas de 20 km (masculinos) e de 10 km (femininos), trazendo para o seu país quatro medalhas.
 
Hassanine Sebei, vencedor dos 20 km, com 1.30.30 h, é um dos melhores especialistas africanos da atualidade. Treinado por Hatem Ghoula, o seu recorde pessoal é de 1.20.19 h, marca obtida em 2011, na cidade suíça de Lugano. Campeão africano em 2010 (Nairobi), possui como resultado mais expressivo a 10.ª posição na Taça do Mundo de 2010, em Chihuahua, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Pequim.
 
Olfa Lafi, a vencedora dos 10 km, com o tempo de 50.34 m, tem como melhor nos 20 km, a marca de 1.37.59 h, obtida em 2009. Foi vice-campeã africana, em 2012, em Porto Novo, e participou, nesse ano, no Grande Prémio de Rio Maior.
 
Os campeonatos, organizados pela Federação de Atletismo do Catar, contaram com a participação de 368 atletas, em representação de 17 países, tendo constituído uma das últimas oportunidades de obtenção de mínimos para os Mundiais de Jovens (Donetsk) e para os Mundiais de Atletismo (Moscovo).
 
Resultados
20 km marcha masculinos
1.º, Hassanine Sebei (Tunísia), 1.30.30
2.º, Mohamed Ameur (Argélia), 1.41.30
3.º, Hichem Medjeber (Argélia), 1.52.22
4.º, Hassan Jassem Al-Shiali (Emirados Árabes Unidos), 1.57.51
 
10 km marcha femininos
1.ª, Olfa Lafi (Tunísia), 50.34
2.ª, Bariza Ghezelani (Argélia), 57.41
3.ª, Lahna Khesrani (Argélia), 1.01.34.
4.ª, Reem Al-Mriheel (Jordânia), 1.09,37
5.ª, Mounira Mohamed Yusuf Al-Balooshi (Emirados Árabes Unidos), 1.10.16.

terça-feira, 28 de maio de 2013

João Vieira e Filipa Ferreira, os melhores no apuramento de clubes

Filipa Ferreira (COP) e João Vieira (SCP).
Fotos: site da A.A. Algarve e WikiSporting.
Montagem: O Marchador
A fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes, em pista, realizou-se este fim-de-semana em Guimarães, Leiria, Lisboa, Vila Real de Santo António e Ribeira Brava (Madeira), com sete dos dez melhores resultados das provas de marcha (masculinos e femininos) a serem estabelecidos em Leiria, na região centro do país.

Nos 3.000 metros marcha femininos, com a ausência das quatro melhores marchadoras portuguesas, que ainda há apenas uma semana obtiveram, na Taça da Europa de Marcha, realizada em Dudince, a medalha de prata coletiva, foi a pechanense Filipa Ferreira, internacional júnior, quem mais se evidenciou, vencendo no Algarve, com o tempo de 13.41,97. Bateu o seu recorde pessoal por 21 segundos, fazendo melhor que Cabecinha, quando esta era júnior.

Os segundo e terceiro melhores resultados foram conseguidos por Liliana Martins (Donas), com 14.15,99, e Nádia Cancela (Benfica), com 14.23,59, vencedoras, respetivamente, em Leiria e Lisboa.

Nos 5.000 metros marcha masculinos, o internacional João Vieira (Sporting), que estará nos Mundiais de Moscovo, venceu em Lisboa, com o tempo de 19.51,74, tendo sido o único a transpor a barreira dos 20 minutos. Pedro Martins (CA Seia), com 21.50,54, que competiu, uma semana antes, nos 50 km da Taça da Europa, e Luís Silva (Vidigalense), com 22.13,04, primeiro e segundo em Leiria, ocuparam, por assim dizer os restantes lugares do “imaginário” pódio.

Um registo curioso cabe, aqui, salientar, o da participação da marchadora Ana Cabecinha (CO Pechão) nas provas de corrida dos 1.500 metros (sábado) e 3.000 m. (domingo), em Vila Real de Santo António, que venceu (!), realizando, respetivamente, os tempos de 4.36,67, e 9.46,08, constituindo, em ambas as provas, o melhor (!) resultado de todas as séries das cinco fases de apuramento.

Ordenação por marcas dos atletas classificados, com a indicação, no final, da correspondente Divisão em que o clube irá participar em 8 de Junho.

3.000 metros femininos
1.ª, Filipa Ferreira (CO Pechão), 13.41,97 - 1.ª V.R. St.º António (3.ª Divisão)
2.ª, Liliana Martins (GC Amizade Donas), 14.15,99 - 1.ª Leiria (1.ª Divisão)
3.ª, Nádia Cancela (SL Benfica), 14.23,59 - 1.ª Lisboa (U) (1.ª Divisão)
4.ª, Sandra Silva (Gira Sol - RC), 14.24,86 - 2.ª Leiria (2.ª Divisão)
5.ª, Marisa Paulino (CA Marinha Grande), 15.07,75 - 3.ª Leiria (3.ª Divisão)
6.ª, Sandra Leitão (ADRE Palhaça), 15.12,02 - 4.ª Leiria (2.ª Divisão)
7.ª, Marisa Pereira (J Vidigalense), 15.20,37 - 5.ª Leiria (1.ª Divisão)
8.ª, Ana Raquel Marques (ACR Senhora Desterro), 15.31,82 - 6.ª Leiria (1.ª Divisão)
9.ª, Andreia Freitas (CS Marítimo), 16.43,66 - 1.ª Ribeira Brava (2.ª Divisão)
10.ª, Elisabete Pinho (C Spiridon Gaia), 16.48,72 - 1.ª Guimarães (3.ª Divisão)
11.ª, Sofia Pinto (A Jardim da Serra), 17.08,88 - 2.ª Ribeira Brava (2.ª Divisão)
12.ª, Diana Cordeiro (AC Vermoil), 17.12,76 - 7.ª Leiria (3.ª Divisão)
13.ª, Mónica Jones (GR Quinta Lomba), 17.32,85 - 2.ª Lisboa (U) (2.ª Divisão)
14.ª, Tatiana Lampreia (JD Neves), 18.00,68 - 2.ª V.R. St.º António (3.ª Divisão)
15.ª, Helena Passinhas (GD Diana), 18.03,63 - 3.ª Lisboa (U) (3.ª Divisão)
16.ª, Anabela Moreira (CD Quarteira), 18.22,86 - 3.ª V.R. St.º António (3.ª Divisão)
17.ª, Ana Ferreira (GRECAS), 18.49,51 - 8.ª Leiria (1.ª Divisão)
18.ª, Mara Fernandes (ADR Água de Pena), 19.01,48 - 3.ª Ribeira Brava
19.ª, Maria João Brito (JA Mozelense), 20.30,20 - 2.ª Guimarães
20.ª, Cátia Serôdio (JO Monte Abraão), 21.12,48 - 4.ª Lisboa (U) (1.ª Divisão)
21.ª, Debora Ribeiro (CA Mazarefes), 21.22,91 - 3.ª Guimarães
22.ª, Jéssica Rosa (CDC Navais), 22.59,69 - 4.ª Guimarães
26 participantes

5.000 metros masculinos
1.º, João Vieira (Sporting CP), 19.51,74 - 1.º Lisboa (U) (1.ª Divisão)
2.º, Pedro Martins (CA Seia), 21.50,54 - 1.º Leiria (1.ª Divisão)
3.º, Luís Silva (J Vidigalense), 22.13,04 - 2.º Leiria (1.ª Divisão)
4.º, Cristiano António (AC Vermoil), 22.42,46 - 3.º Leiria (3.ª Divisão)
5.º, Augusto Cardoso (ACR Senhora do Desterro), 22.45,85 - 4.º Leiria (2.ª Divisão)
6.º, José Silva (NA Cucujães), 23.15,11 - 1.º Guimarães (2.ª Divisão)
7.º, Luís Lopes (Gira Sol - RC), 23.19,39 - 5.º Leiria (1.ª Divisão)
8.º, Duarte Dias (ADR Água de Pena), 24.04,34 - 1.º Ribeira Brava (1.ª Divisão)
9.º, Jorge Costa (CO Pechão), 24.36,35 - 1.º V.R. St.º António
10.º, Amaro Teixeira (GC Amizade Donas), 25.10,56 - 6.º Leiria (3.ª Divisão)
11.º, Eduardo Cardoso (CCD Ribeirão), 25.33,16 - 2.º Guimarães (2.ª Divisão)
12.º, Telmo Oliveira (GA Fátima), 25.44,66 - 7.º Leiria (1.ª Divisão)
13.º, Cláudio Cotrim (CP Alcanena), 26.12,73 - 8.º Leiria
14.º, Xavier Sousa (A Jardim da Serra), 26.28,90 - 2.º Ribeira Brava (2.ª Divisão)
15.º, Diogo Livramento (CRD Santaluziense), 26.39,80 - 2.º V.R. St.º António
16.º, Artur Domingos (CD Quarteira), 27.30,16 - 3.º V.R. St.º António
17.º, Pedro Nunes (CP Corroios), 27.37,44 - 2.º Lisboa (U)
18.º, Ricardo Costa (SS Trab. S João Madeira), 27.40,12 - 3.º Guimarães
19.º, Rui Rodrigues (ACR Mealhada), 28.00,45 - 3.º Lisboa (U)
20.º, André Carvalho (GDR Covas de Coina), 28.03,10 - 4.º Lisboa (U)
21.º, Énio Freitas (CS Marítimo), 32.16,93 - 3.º Ribeira Brava (3.ª Divisão)
22.º, Afonso Roll (Esc. Movimento), 32.42,87 - 4.º Guimarães (3.ª Divisão)
23.º, Paulo Rigor (CA Mazarefes), 34.01,14 - 5.º Guimarães
27 participantes

Schenker (20 km) e Prieto (30 km) repetem triunfos nos europeus de veteranos

Um numeroso pelotão de marchadores na prova de 30 km. No grupo
da frente, M.Fernandez (Espanha,M40), V.Sergiienko (Ucrânia,M65),
J.Hall (Grã-Bretanha,M60), Z.Kwita (Polónia,M50), D.Cervelló
(Espanha,M35) e Thorsten Fern (Alemanha,M35).
Foto: facebook de D.Cervelló.
Bianca Schenker (Alemanha), do escalão W35, e Miguel Ángel Prieto (Espanha), M45, foram os primeiros a cortar a meta em Havlovice – Úpice, dia 26, desta vez nas distâncias de 20 km femininos e 30 km masculinos, a contar para os Campeonatos Europeus de Veteranos de estrada que se realizaram na República Checa, repetindo o que já tinha sucedido, dia 24, nas provas de 10 km em Radvanic.

Bianca Schenker obteve 1.47.31 com uma expressiva vantagem de 8.15 minutos sobre a segunda classificada, a francesa Marit Naumann (W40, 1.55.46) que, por sua vez, levou de vencida a alemã Brit Schröter (W35) por apenas 1 segundo (1.55.47).

Miguel Ángel Prieto registou a excelente marca de 2.25.11, superando, por 3.36 minutos, o seu principal adversário, o alemão Steffen Borsch (M40, 2.28.47). Mais atrás, na terceira posição, chegaria o polaco Grzegorz Grinholc (M35, 2.36.12).

Uma referência para o facto de Francisco Reis (W50, 2.44.34), da Grã-Bretanha, ter somado mais uma medalha de prata nos campeonatos, vendo o vencedor, Uwe Schröter (Alemanha), completar a prova 4.37 minutos mais cedo (2.39.57).

Para além do frio (6 a 9 graus), chuva e vento, os concorrentes, em grande número, tiveram de contornar as dificuldades de um circuito muito estreito e com difíceis pontos de retorno. Curiosamente, o trajecto utilizado em Havlovice foi idêntico ao que em 2003 serviu de palco aos mesmos campeonatos, quando da 8.ª edição.

De seguida, apresenta-se os atletas que subiram aos pódios individuais nos diversos escalões etários:

Masculinos
M35
1.º, Grzegorz Grinholc (Polónia), 2.36.12
2.º, Fern Thorsten (Alemanha), 2.57.47
3.º, David Cervello (Espanha), 3.07.43
M40
1.º, Steffen Borsch (Alemanha), 2.28.47
2.º, Christer Svensson (Suécia), 2.42.46
3.º, Viacheslav Degtyarenko (Rússia), 2.47.22
M45
1.º, Miguel Angel Prieto (Espanha), 2.25.11
2.º, Steffen Meyer (Alemanha), 2.49.22
3.º, Josef Smola (Rep. Checa), 2.53.54
M50
1.º, Uwe Schröter (Alemanha), 2.39.57
2.º, Francisco Reis (Grã-Bretanha), 2.44.34
3.º, Julian Iglesias (Espanha), 2.54.43
M55
1.º, Miroslaw Luniewski (Polónia), 2.49.52
2.º, Helmut Prieler (Alemanha), 2.54.06
3.º, Wilfried Gaube (Alemanha), 2.58.47
M60
1.º, Fabio Ruzzier (Itália), 2.50.49
2.º, John Hall (Grã-Bretanha), 3.08.00
3.º, Pavlo Zhyrkov (Ucrânia), 3.04.37
M65
1.º, Ian Richards (Grã-Bretanha), 2.47.15
2.º, John Mcmullin (Irlanda), 3.18.15
3.º, Abolins Harijs (Letónia), 3.22.02
M70
1.º, Edmund Shillabeer (Grã-Bretanha), 3.15.08
2.º, Wolf-Dieter Giese (Alemanha), 3.30.01
3.º, Lerme Raitis (Letónia), 3.32.30
M75
1.º, Arthur Thomson (Grã-Bretanha), 3.19.02
2.º, Mykola Panaseiko (Ucrânia), 3.35.34
3.º, Krabbendam Bernard (Holanda), 4.12.25
M80
1.º, Ivan Pushkin (Ucrânia), 3.54.44

Femininos
W35
1.ª, Bianca Schenker (Alemanha), 1.47.31
2.ª, Brit Schröter (Alemanha), 1.55.47
W40
1.ª, Marit Naumann (França), 1.55.46
2.ª, Lenka Borovičková (Rep. Checa), 2.00.12
3.ª, Nicole Hörl (Alemanha), 2.02.15
W45
1.ª, Nicolas Myriam (Bélgica), 1.58.14
2.ª, Noel Maureen (Grã-Bretanha), 2.04.24
3.ª, Anna Málková (Rep. Checa), 2.08.36
W50
1.ª, Natalya Terentyeva (Rússia), 1.59.38
2.ª, Brigitte Patrzalek (Alemanha), 2.21.49
3.ª, Dace Saulite (Letónia), 2.22.39
W55
1.ª, Cath Duhig (Grã-Bretanha), 2.10.52
2.ª, Martine Mourgues (França), 2.16.05
3.ª, Marita Echle (Alemanha), 2.20.07
W60
1.ª, Dorothea Grolig (Áustria), 2.14.08
2.ª, Rita Zuravlova (Letónia), 2.14.09
3.ª, Aurora Alvarez (Espanha), 2.14.13
W65
1.ª, Antonina Tyshko (Ucrânia), 2.18.28
2.ª, Ursula Klink (Alemanha), 2.26.41
3.ª, Heidrun Neidel (Alemanha), 2.27.46
W70
1.ª, Gisela Theunissen (Alemanha), 2.30.15
2.ª, Viktoria Zickert (Alemanha), 2.31.20
3.ª, Larysa Lebiedieva (Ucrânia), 2.44.09

Colaboração: Emmanuel Tardi

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Omar Zepeda triunfa nos 50 km marcha da Taça Pan-americana

Trio mexicano nos 50 km.
Foto: Comité Olímpico Guatemalteco
O mexicano Omar Zepeda venceu este domingo a prova de 50 km marcha da Taça Pan-americana da especialidade, que decorreu na Cidade da Guatemala, obtendo o tempo de 3.57.52 h, numa disputa “passo a passo” com o seu compatriota Horacio Nava, que terminou na segunda posição, com 3.58.00 h. Omar Segura completou o pódio, totalmente azteca, ao realizar 4.03.11 h.

O guatemalteco Mario Alfonso Bran Granillo foi quarto classificado, a apenas 48 segundos de Segura, cotando-se como o melhor elemento do país anfitrião. Notada a ausência do (até há pouco) líder mundial da distância, Erick Barrondo (3.41.09), a mais emblemática figura desportiva da atualidade na Guatemala, talvez ditada por razões de planeamento competitivo, e já com os olhos postos nos mundiais de atletismo.

Curiosamente, o México, que apresentou duas equipas nos 50 km, incluiu o vencedor da competição na equipa “B”. Zepeda, de 35 anos, tem, como resultados de maior valia, em grandes certames internacionais, o 6.º lugar nos 50 km dos Mundiais de Helsínquia/1995, tendo obtido, nesse mesmo ano, a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de Atletismo, do Rio de Janeiro. Em 1998 englobou a seleção mexicana que conquistou a medalha de prata nos 50 km da Taça do Mundo de Cheboksary, na Rússia.

Em princípio, os atletas mexicanos que terminaram nas três primeiras posições serão chamados a representarem a seleção do seu país que estará presente nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, a realizarem-se em Moscovo, no próximo mês de agosto.

O mexicano Miguel Rodríguez, mantem-se como recordista do evento, com a marca de 3.43.52 h., estabelecida na edição de 2000, em Poza Rica, México.

Resultados
50 km
1.º, Omar Zepeda de Leon (México), 3.57.52
2.º, Horacio Nava Reza (México), 3.58.00
3.º, Omar Segura Mendoza (México), 4.03.11
4.º, Mario Alfonso Bran Granillo (Guatemala), 4.03.59
5.º, Cristian David Berdeja Villavicenci (México), 4.07.14
6.º, Omar Daniel Sierra Morales (Colômbia), 4.09.02
7.º, Luis Amauri Bustamante Franco (México), 4.10.06
8.º, Jorge Armando Ruiz Fajardo (Colômbia), 4.10.56
9.º, Edison Xavier Moreno Cruz (Equador), 4.11.09
10.º, Ferney Alexis Rojas Mesa (Colômbia), 4.13.45
11.º, Clemente Ivan Garcia Salas (México), 4.17.38
12.º, Claudio Richardson Vitória Campelo (Brasil), 4.28.41
13.º, Horacio Olivares Ruiz (México), 4.30.48
14.º, Edgar Rodrigo Cudco Janau (Equador), 4.36.37
15.º, Samir Cesar Sabadin (Brasil), 5.02.43
Desclassificados: Ray Sharp (E.U. América), Hugo Leonel Momotic López (Guatemala) e Robinson Marcelo Vivar Narvaez (Equador);
Desistentes: Joel Vargas Hernandez (Cuba), Jonnathan Wilfrido Caceres Cabrera (Equador) e Rodrigo Moreno Munar (Colômbia).

Kimberly García vence 20 km femininos da Taça Pan-americana

Kimberly García, a vencedora dos 20 km, o pódio das juniores e
fase da principal prova feminina. Fotos: Comité Olímpico Guatemalteco
e imagem a partir de vídeo do Instituto Peruano del Deporte.
Montagem: O Marchador
A marchadora peruana Kimberly García sagrou-se vencedora dos 20 km femininos da Taça Pan-americana de Marcha, que este fim-de-semana teve lugar na Cidade de Guatemala. A jovem atleta de apenas 19 anos registou 1.35.01 h, terminando com 13 segundos de vantagem sobre a colombiana Sandra Arenas e 18 sobre a mexicana Yanelli Caballero.

A prova foi marcada pela incerteza de princípio a fim, com as sete primeiras classificadas a terminarem num intervalo de apenas 65 segundos. As seis primeiras registam marcas na casa de 1.35 h.

No final da prova, a vencedora declararia ter-se preparado para melhorar o seu recorde pessoal na distância (o que conseguiu), ao mesmo tempo que se mostrava muito contente pelo primeiro sucesso internacional nos 20 km.

Fora do pódio, Wendy Cornejo, da Bolívia, foi quarta classificada, com 1.35.37 h, adiante da mexicana Monica Equihua, quinta com 1.35.43 h, bastante longe da marca registada em 14 de Abril, quando, com 1.31.55 h, se impôs no tradicional encontro internacional de Podebrady, na República Checa.

Nos 10 km para juniores femininos, medalha de ouro para o México, através de Alejandra Ortega, creditada com 49.12 m. Nesta competição, o principal motivo de interesse esteve na luta pelo segundo lugar, onde prevaleceu a peruana Jessica Hancco, com 51.30 m, sobre a mexicana Jessica Citlaly Tapia, que registou 51.31 m.

De assinalar que estas duas provas foram concluídas por 45 atletas, das 53 que tinham comparecido na lista de partida, em representação de 14 países de todo o continente americano.

Resultados
20 km femininos
1.ª, Kimberly Garcia Leon (Perú), 1.35.01
2.ª, Sandra Lorena Arenas Campuzano (Colômbia), 1.35.14
3.ª, Yanelli Caballero Garcia (México), 1.35.19
4.ª, Wendy Gabriela Cornejo Aliaga (Bolívia), 1.35.37
5.ª, Monica Equihua Solorzano (México), 1.35.43
6.ª, Sandra Viviana Galvis Gomez (Colômbia), 1.35.45
7.ª, Angela Melania Castro Chirivechz (Bolívia), 1.36.06
8.ª, Lizbeth Silva Miranda (México), 1.37.17
9.ª, Yeseida Carrillo Torres (Colômbia), 1.37.53
10.ª, Rosalia Ortiz Cruz (México), 1.39.22
11.ª, Paola Bibiana Perez Saquipay (Equador), 1.40.08
12.ª, Cristina Esmeralda Lopez (São Salvador), 1.42.33
13.ª, Maritza Jeaneth Guaman Maza (Equador), 1.43.39
14.ª, Katie Burnett (E.U. América), 1.45.15
15.ª, Nayibeth Del Carmen Rosales Lopez (Venezuela), 1.47.08
16.ª, Susan Randall (E.U. América), 1.48.42
17.ª, Cisiane Dutra Lopes (Brasil), 1.48.45
18.ª, Sonnia Maricela Cartagena Camacho (Equador), 1.49.13
19.ª, Elianay Santana da Silva P. (Brasil), 1.51.26
20.ª, Andreina Gonzales (Rep. Dominicana), 1.53.19
21.ª, Amanda Colon Sotomayor (Porto Rico), 1.58.39
22.ª, Cleia da Cruz Silva (Brasil), 2.00.24
23.ª, Glenda Lucelia Ubeda Blandon (Nicarágua), 2.02.03
24.ª, Denny Elisabeht Manzanillo (Rep. Dominicana), 2.10.28
25.ª, Gissel Rodriguez (Panamá), 2.10.45
26.ª, Masiel Paulino Lora (Rep. Dominicana), 2.17.41
Desclassificadas: Cristina Rodriguez (Rep. Dominicana), Arabelly Orjuela Sanchez (Colômbia) e Erin Taylor Talcott (E.U. América);
Desistentes: Milanggela Franchesc Rosales Davila (Venezuela), Yadira Alexandra Guaman Maza (Equador) e Milexsis Sepulveda Rodriguez (Porto Rico).

10 km juniores femininos
1.ª, Alejandra Ortega Solis (México), 49.12
2.ª, Jessica Hancco Merma (Perú), 51.30
3.ª, Jessica Citlaly Tapia Moreno (México), 51.31
4.ª, Carolina Marino Fonseca (Colômbia), 52.44
5.ª, Mildred Dannis Raya Macias (México), 53.37
6.ª, Cheskaya Franchesly Rosales Davila (Venezuela), 54.54
7.ª, Lilian Montero Rodriguez (Cuba), 55.22
8.ª, Rayane Caroline Lins de Oliveira (Brasil), 55.23
9.ª, Brenda JO McCollum (E.U. América), 56.20
10.ª, Karin Clarissa Vicente Guzmán (Guatemala), 56.28
11.ª, Milena Restrepo Agudelo (Colômbia), 56.41
12.ª, Briggette Stefania Gonzalez Valdiviezo (Equador), 56.45
13.ª, Maritza Rafaela Poncio Tzul (Guatemala), 57.10
14.ª, Natalia Beatriz Alfonzo Castillo (Venezuela), 57.43
15.ª, Brittany Collins (E.U. América), 59.29
16.ª, Sara Patricia Pulido Sandoval (Colômbia), 1.00.55
17.ª, Linara Zancanela DA Cunha (Brasil), 1.02.22
18.ª, Gisele Teixeira DA Silva (Brasil), 1.08.22
19.ª, Franchesca Marie Duran Garcia (Rep. Dominicana), 1.09.59
Desclassificadas: Sonia Irene Barrondo García (Guatemala) e Stefany Rosario Valencia Moreno (Equador).