quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Celorico da Beira realiza 13.º grande prémio de marcha

António Fragoso. Foto: A.A. Guarda.
A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira, vão colocar em marcha a 13.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, Memorial “Carlos Amaral”. A prova, que será aproveitada para aí se realizarem os Campeonatos Distritais da Guarda, terá lugar na tarde deste sábado, num circuito de 500 metros, delineado bem no centro da “Capital do Queijo da Serra da Estrela”.

Nascida em 1996, a iniciativa deveu-se, sobretudo, ao empenho de Carlos Amaral e de Abraão Faustino, que contaram, então, com o apoio do governador civil da Guarda e do presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, eles próprios assistindo à primeira edição da prova.

Carlos Amaral, entusiasta dirigente e treinador, acabaria por falecer precocemente, no dia 4 de dezembro de 1999 (no próprio dia da realização de um dos Grandes Prémios). Dificuldades de vária ordem obrigaram a interromper o ciclo de realização do grande prémio, que já não se efetivou em 1998, 2003, 2004 e 2005.

É muito difícil manter de pé a organização da prova, como nos conta António Fragoso, diretor-técnico regional da Associação de Atletismo da Guarda:

“Temos as dificuldades próprias da interioridade. Embora saibamos que, nesta ocasião da época, os principais especialistas querem participar na competição, e os 10 km são atrativos, deparamo-nos, contudo, com as carências financeiras das delegações de clubes que habitualmente nos visitam”.

Fragoso é, há largos anos, o grande empreendedor da prova tendo, ele próprio, suportado, do seu bolso, os prémios, em anos de maiores dificuldades.

“Há atletas a pedirem-nos dinheiro para compensarem os gastos de deslocações, situação que não era nada habitual em edições anteriores. É certo que, a aliar aos custos normais dos combustíveis, há que contar agora com as despesas das portagens da A-23 ou da A-25”

O técnico associativo, porém, não baixa os braços, e está consciente que é necessário fazer-se alguma coisa de bom pela região. São esperados atletas do Porto e de outras regiões, especialmente do norte e do centro do país, sem esquecer os principais atletas do próprio distrito da Guarda, casos, entre outros, dos internacionais, Pedro Martins e Samuel Pereira.

António Fragoso relata-nos, por fim, uma situação inusitada e, de certo modo, caricata, a propósito do Grande Prémio:

“Recebemos uma mensagem eletrónica, escrita em língua inglesa, de alguém que se intitulava empresário de vários atletas nigerianos. Aí se referia que o grupo estava vivamente interessado em participar na competição e que até prescindia de eventual ‘cachet’. Apenas pretendiam receber uma carta-convite da organização. Claro que nem nos demos ao trabalho de responder”.

A organização da prova que já contou, em edições passadas, com nomes grandes da especialidade, tais como, Susana Feitor, José Urbano, José Pinto, Inês Henriques, Vera Santos e os irmãos Vieira, entre outros, apesar das dificuldades atrás mencionadas não deixará de oferecer um churrasco a todos os participantes.