sexta-feira, 3 de março de 2017

São João da Madeira recebe os Campeonatos Nacionais de Marcha (estrada)

Cartaz da organização e foto de Mário Pinho Rocha.
Montagem: O Marchador
239 atletas estão inscritos para os 33.os Campeonatos Nacionais de Marcha (143 nos juvenis, juniores, seniores e veteranos), e para o Torneio Nacional Marchador Jovem (96 atletas), este evento destinado aos escalões de infantis e iniciados e que este ano a FPA decidiu homenagear Maria Alice Fernandes, associando o seu nome à prova em reconhecimento das suas vitórias e lugares de pódio obtidos em campeonatos europeus e mundiais de veteranos. Os benjamins (17 inscritos) terão 500 metros de «demonstração».

As provas terão início pelas 13:00 horas prolongando-se até cerca das 18:00 horas e terão lugar na Zona Industrial das Travessas, num circuito de 1.000 metros, em linha reta. A organização é da responsabilidade da Federação Portuguesa de Atletismo, em colaboração com a Associação de Atletismo de Aveiro e a Câmara Municipal de São João da Madeira.

Na principal competição feminina, de 20 km, com partida marcada para as 15:00 horas, Ana Cabecinha (CO Pechão) e Inês Henriques (CN Rio Maior) são as duas principais candidatas ao título nacional, conquistado pela algarvia em quatro edições consecutivas (2012 a 2015) e pela atleta rio-maiorense em 2006, 2009, 2011 e 2016. Cabecinha, recordista nacional (1:27:46) é também a recordista dos campeonatos com o tempo de 1:29:27 (2015). Susana Feitor é a atleta com mais títulos conquistados: 9.

Na competição masculina de 20 km, introduzida no programa dos campeonatos em 2009, o recordista nacional da distância, João Vieira, do Sporting (1:20:09) soma quatro títulos, o seu irmão gémeo, Sérgio, do Benfica, três triunfos, em 2015 com recorde da competição (1:23:24) enquanto Pedro Isidro (Benfica) detém um triunfo, conquistado na última edição. De referir ainda a presença nesta prova do polaco Damiam Blocki e do espanhóis Daniel Chamosa, campeão galego, e Ionut Antonio Acin, estes últimos do escalão Sub-23.

De referir que apesar das condições anunciadas para que a competição propicie a obtenção de marcas validamente aceites pela IAAF para os mundiais de Londres, o evento de São João da Madeira (que, a nosso ver, seria bem merecedor de uma conferência de imprensa a publicitá-lo, tal como aconteceu com o corta-mato), e também o do campeonato nacional de Porto de Mós, pelo menos até ao dia 22 deste mês, não constava da listagem publicada por aquele organismo para o efeito.

A lista de inscritos nos campeonatos (juv. a vet.) e outras informações podem ser consultadas aqui.