sexta-feira, 10 de março de 2017

Ciudad Juárez recebe este domingo etapa do Challenge Mundial de Marcha

Conferência de apresentação do evento em 2017 e imagem da
competição no ano passado. Fotos: Tiempo
Montagem: O Marchador
Será a segunda vez que a cidade de Ciudad Juárez recebe a competição que marca, em termos de grandeza mundial - Adelaide, na Austrália, situou-se a um diferente nível - a estreia no circuito mundial de marcha da IAAF e a primeira vez que competidores das seis áreas continentais da federação internacional participam no evento daquela cidade do norte do México, como muito bem salientou Cándido Vélez, Secretário-Geral da NACAC (Associação de Atletismo da América do Norte, América Central e do Caribe).

A competição que reunirá atletas de 20 países é organizada pelo Governo do Estado de Chihuahua, em coordenação com a Federação de Atletismo do México e a IAAF e terá o seu início no domingo (dia 12) pelas 8:00 horas com a prova dos 10 km Sub-20 femininos prosseguindo às 9:00 horas com a prova feminina de igual distância e escalão. As provas mais aguardadas do evento são naturalmente os 20 km femininos, pelas 11:00 horas, e os 20 km masculinos, encerrando o programa, às 13:00 horas.

As provas terão lugar num circuito, de dois quilómetros, localizado num zona plana da cidade onde os atletas o percorrerão numa reta de mil metros no sentido de ida e volta e poderá ser acompanhada através da conta de Facebook.

Dos portugueses presentes estão confirmadas as participações de Ana Cabecinha e Inês Henriques (seguiram viagem no dia 8), sempre candidatas a lugares do pódio, sendo de salientar que a recordista mundial dos 50 km marcha já venceu a competição nas edições de 2011, 2012 e 2013 (antes disputada em Chihuahua, na capital do Estado). O exigente ciclo competitivo das referidas atletas (quatro provas de 20 km em 28 dias) iniciou-se em São João da Madeira e prosseguirá a 19 deste mês em Monterrey, culminando em Rio Maior, a 1 de abril.

Ainda no setor feminino uma das grandes figuras atuais da marcha atlética mexicana é, sem sombra de dúvidas, Guadalupe González que tem um recorde pessoal de 1.26.17, realizou em 2016 uma época de sonho. Com 28 anos de idade a vice-campeã olímpica (medalha de prata nos 20 km do Rio) e vencedora do mundial de seleções, é considerada uma das principais favoritas ao triunfo, pelo menos no plano teórico pois algumas dúvidas se levantam quando ao seu momento de apuro físico já que atravessou um tempo de paragem (problemas nas costas) e entretanto cessou a colaboração técnica com o seu treinador – Juan Hernández, sendo agora acompanhada por Esteban Santos, seu noivo. A brasileira Erica de Sena e a colombiana Lorena Arenas são outros nomes a ter em conta na prova do México.

Na competição masculina há a salientar a presença, já habitual de resto, do australiano Jared Tallent (triplo campeão olímpico nos 50 km marcha), do brasileiro Caio Bonfim, quarto classificado nos Jogos do Rio de Janeiro, da jovem promessa espanhola Álvaro Martín (medalha de bronze no mundial de seleções com um recorde pessoal de grande categoria – 1.19.36), principal favorito, o sueco Perseus Karlstrom (quarto melhor no ranking mundial de 2016), os canadianos Evans Dunfee e Iñaki Gómez e o equatoriano Andrés Chocho. Os melhores mexicanos competirão no evento que apurará os seus representantes para a Taça Pan-Americana de Marcha na condição de realizarem os mínimos estabelecidos – 1.23.30 nos homens e 1.36.00 nas mulheres.

A lista de atletas confirmados pode ser consultada aqui.