sexta-feira, 24 de março de 2017

50 km de Porto de Mós e 20 km de São João da Madeira carecem de validação para os mundiais de Londres

Montagem: O Marchador
Os Campeonatos Nacionais de Marcha de 50 km realizados em Porto de Mós, a 15 de Janeiro, e os de 20 km que tiveram lugar em São João da Madeira, a 4 de Março, não constam da lista de provas consideradas válidas pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para efeitos de obtenção de mínimos para os Campeonatos do Mundo de Atletismo de Londres, em Agosto próximo, conforme se pode comprovar no «site» daquele organismo internacional, aqui.

A ausência dos referidos eventos nacionais dessa lista quererá dizer que a Federação Portuguesa de Atletismo não submeteu à IAAF, em devido tempo, isto é, antes da realização dos mesmos (nem o terá feito até à presente data) pedidos específicos para o efeito, conforme é exigido nas normas internacionais de qualificação, o que consideramos lamentável. Ao que parece, faltaria apenas assegurar esse requisito administrativo pois foram garantidas as condições relativas à graduação internacional dos juízes de marcha e do medidor.

Recorde-se que Inês Henriques obteve em Porto de Mós a melhor marca mundial dos 50 km, com 4.08.26 (aguarda-se processo de ratificação de recorde pela IAAF). Caso a atleta tivesse conseguido uma marca até 4.06.00, o mínimo internacional e também adotado pela FPA, tal desempenho não teria sido válido para estar nos mundiais de Londres.

Já no caso de São João da Madeira, as marcas nos 20 km de João Vieira (1.23.46), Ana Cabecinha (1.32.14) e Inês Henriques (1.32.28) apesar de abrangidas na tabela de qualificação internacional (não os masculinos pelo critério da FPA, 1.23.00), não garantem a presença nos mundiais, se bem que os referidos atletas tenham outras oportunidades.

A propósito, relembra-se uma situação semelhante ocorrida em prova de 50 km realizada em Leiria (22 Nov. 2015) e que poderia ter tido consequências muito negativas para Miguel Carvalho (4.00.47) na presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pois a FPA apenas enviou o pedido à IAAF na segunda-feira seguinte ao da realização da competição!