segunda-feira, 20 de março de 2017

Aniversário de Jorge Costa/O carteiro que deu “cartas” nos 50 km Marcha

Jorge Costa, aniversariante.
Um artigo da «Revista Atletismo»
por Manuel Sequeira (2017-03-20) *)

O algarvio Jorge Costa nasceu em 20 de Março de 1961. Destacou-se na Marcha, tendo sido um dos melhores especialistas dos 50 km Marcha. Tinha 35 anos quando foi a Coimbra participar numa prova de Marcha que apuraria os melhores carteiros para o respetivo Campeonato da Europa, em França. Curiosamente, os atletas equiparam-se com a sua farda de trabalho. Foi tal o sucesso de Jorge Costa naquela, e nas edições que se lhe seguiram, que ele decidiu dedicar-se, mais seriamente, à especialidade passando, a partir daí, a ser treinado por Paulo Murta.

“Em 1998, iniciei a minha caminhada nos 50 km. Optei por esta distância dado o ritmo competitivo, comparativamente aos 20 km, ser menos elevado, e eu já não tinha velocidade para tanto. As possibilidades de integrar a selecção nacional eram razoáveis. Naquele ano, em Cacia (Aveiro), nas instalações da Renault, onde tiveram lugar os Campeonatos Nacionais de Marcha, eu e o Pinto, marchámos uma boa parte da prova juntos. A 1.500 metros da meta e após ele ter passado por dificuldades, queixando-se-me que não se sentia bem, acelerou e foi-se embora mas a diferença de tempo não foi significativa. Ele foi quinto classificado, o último a ser seleccionado para a Taça do Mundo, e eu sexto. Fiquei ainda mais motivado”

Duas vezes campeão nacional e oito vezes vice-campeão

Na sua distância preferida, foi campeão nacional em 2007 (Ferreira do Alentejo) e em 2011 (Batalha). A adicionar a estes dois títulos nacionais, foi ainda oito vezes vice-campeão nacional.

Tem como recorde pessoal nos 50 km Marcha o tempo de 3h55m31s, obtido em 2004, já com 43 anos de idade.

Foi 18 vezes internacional, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Atenas e em vários Campeonatos e Taças da Europa e do Mundo. Integrou a selecção nacional que conquistou em Cheboksary, na Rússia, a histórica medalha de bronze naquela distância olímpica.

Atleta do Clube Oriental do Pechão, é treinador de jovens e de alguns especialistas nos 50 km como o internacional Dionísio Ventura.

– Parabéns Jorge Costa!

*) Com a devida vénia partilhamos o artigo do «site» Revista Atletismo que pode aceder aqui.

A equipa do blogue «O Marchador» associa-se com todo o gosto aos votos formulados pelo autor do artigo, desejando ao Jorge Costa as maiores felicidades.