quarta-feira, 1 de março de 2017

Campeonatos do Brasil em Bragança Paulista, a 5 de março

Cisiane Dutra Lopes na edição de 2016 do evento.
Foto: André Telles/CBAt. Montagem: O Marchador
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) vai realizar os campeonatos nacionais de marcha atlética em estrada no próximo dia 5 de março na cidade de Bragança Paulista, região de Campinas, no município de São Paulo.

A Copa Brasil de Marcha Atlética conta com o patrocínio da Caixa Económica Federal e o apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista e decorrerá em duas jornadas, com a realização de oito provas, destacando-se as competições de 20 e 50 km marcha com a presença dos mais destacados atletas brasileiros da atualidade.

Recentemente, e fazendo eco das notícias publicadas no excelente «site» da CBAt, Toninho Fernandes, que preside a este organismo, esteve reunido com o responsável autárquico de Bragança Paulista, Jesus Chedid, e o Secretário Municipal da Juventude, Desportos e Lazer, Carlos Alberto de Souza, onde foram analisados temas prementes do atletismo brasileiro. Refira-se que a cidade albergará o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, local onde a Seleção do Brasil estagiará tendo em vista os próximos grandes eventos do atletismo.

Toninho, aproveitando a presença do nadador paralímpico Daniel Dias, oriundo da cidade, na cerimónia solene de investidura do novo Secretário de Desportos de Bragança Paulista, convidou-o para tomar parte na competição de marcha atlética. Note-se que Dias foi o atleta mais medalhado nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro conquistando nove medalhas (4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze), a juntar às quinze que já trazia de anteriores olimpíadas.

Voltando à Copa Brasil teremos, no domingo (5), logo cedinho, pelas 06:00 horas da manhã, a abertura da jornada com a realização dos 50 km marcha masculinos e, quinze minutos depois, a estreia da distância no setor feminino em solo brasileiro. Às 09:45 horas será dado o tiro de partida dos 10 km Sub-20 femininos e às 11:45 horas para igual distância na vertente masculina. A sessão da tarde que se iniciará com a cerimónia de abertura (14:00) terá provas às 14:15 horas, com a partida das atletas do escalão Sub-18 (5 km), seguindo-se os atletas masculinos Sub-18 (10 km), pelas 15:00 horas. A terminar a sessão, competirão os atletas masculinos dos 20 km marcha onde é aguardada, com muita expetativa, a presença de Caio Bonfim (CASO-DF) que esteve em grandíssimo plano nos Jogos Olímpicos do Rio onde estabeleceu dois novos recordes do Brasil nas distâncias de 20 km com 1:19:42 (4.º classificado) e de 50 km com 3:47:02 (9.º classificado).

Na última edição, realizada no Rio de Janeiro, no circuito olímpico, montado no Pontal, triunfaram Caio Bonfim e Cisiane Dutra Lopes, nos 20 km, enquanto nos 50 km, sob intenso calor, pela primeira vez no historial da prova não foi atribuído o título nacional devido à desistência de todos os seus participantes de nacionalidade brasileira. Nesta competição atuaram, entre outros, os juízes internacionais de marcha Nilton Cesar Ferst e Bernardete Conte, do Brasil, Jorge Bona, da Argentina, e José Júlio Dias, de Portugal.