sexta-feira, 31 de março de 2017

Rio Maior com esperança de vitória portuguesa

Foto: Laura Taborda. Montagem: O Marchador
Ana Cabecinha e Inês Henriques são as duas principais atletas portuguesas que amanhã competirão na 26.ª edição do Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Rio Maior, quarta etapa do Challenge Mundial de Marcha, evento instituído pela Federação Internacional de Atletismo, e que terá as suas principais competições pelas 17:30 horas com o início da prova dos 20 km femininos, e pelas 17:42 horas com o tiro de partida para os 20 km masculinos.

Nos 20 km femininos, as competidoras que farão frente a Ana e Inês são a francesa Emilie Menuet, a colombiana Sandra Arenas e guatemalteca Mirna Ortiz. A competição assume particular importância para as cores portuguesas, que definirão os nomes para a Taça da Europa de Marcha que terá lugar em Pobebrady, na República Checa, a 21 de maio, podendo ainda ser decisiva para a escolha dos outros nomes femininos para os mundiais de Londres - Ana Cabecinha já tem o seu lugar garantido por ter sido finalista olímpica.

Nos 20 km masculinos, que conta com a presença de vários atletas de renome mundial, as atenções concentram-se no brasileiro Caio Bonfim, 4.º nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e vencedor na edição de Rio Maior de 2014, no inglês Tom Bosworth, 6.º no Rio e 2.º no meeting de Lugano, disputado há duas semanas, e no colombiano Eider Arévalo, que alcançou grandes resultados enquanto júnior, tendo triunfado na edição rio-maiorense de 2014, isto sem esquecer o irlandês Alex Wright, vencedor em Lugano. Outros nomes de valia na prova de Rio Maior são o guatemalteco Erick Barrondo (medalha de prata nos 20 km dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012) e o colombiano Luis Fernando Lopez (campeão mundial em 2011, Daegu). Ausente da lista de inscritos está João Vieira, atleta que no início de março venceu o campeonato nacional de 20 km em São João da Madeira.

A classificação do challenge mundial que atribui prémios monetários globais, no final, na ordem dos 187,000 euros (em Rio Maior cerca de 20,000 euros), é atualmente comandada, no setor feminino, pela brasileira Érica de Sena (ausente de Rio Maior), com 22 pontos, seguida das portuguesas Inês Henriques (17 pontos) e Ana Cabecinha (16) e das mexicanas María Guadalupe González (12) e María Guadalupe Sánchez (11). No setor masculino, o canadiano Evan Dunfee segue à frente com 19 pontos, seguido de Andrés Chocho (Equador), com 18 pontos, Horacio Nava (México), com 15, José Luis Doctor (México), com 14, e na quinta posição um trio composto pelo canadiano Benjamin Thorne, por Eider Arévalo e pelo neo-zelandês Quentin Rew, todos com 11 pontos.

A equipa dos juízes internacionais de marcha é constituída pelos portugueses José Dias (juiz-chefe), Joaquim Graça e José Ganso, pelo inglês Steve Taylor, pela dinamarquesa Inge-Marie Shöeler, pela grega Zoe Gini e pela eslovaca Zuzana Malikova, com o secretariado a ser da responsabilidade do internacional Vasco Guedes e de Cátia Gonçalves. A Federação Internacional de Atletismo nomeou para Delegado Técnico do evento de Rio Maior o juiz internacional de marcha suíço Frédéric Bianchi.

Aceda ao «site» do evento aqui.