domingo, 26 de março de 2017

26.ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética

O cartaz da edição 2017.
É já no próximo sábado, 1 de abril, que a cidade de Rio Maior receberá a fina flor da marcha atlética mundial, na quarta etapa do 15.º Challenge Mundial de Marcha da Federação Internacional de Atletismo, competição que terá lugar no centro da cidade, num circuito de 1 km.

As provas terão início pelas 15:30 horas com a marcha jovem de promoção para benjamins, infantis e iniciados, na distância de 2 km, prosseguindo às 16:00 horas com a légua de marcha (5 km) de promoção para juniores, seniores e veteranos, e às 16:03 horas para os juvenis, sempre em ambos os sexos.

As provas rainha do programa estão programadas para as 17:30 com a partida das participantes nos 20 km femininos (juntando-se os 10 km juniores femininos), e às 17:42 horas com o tiro de partida para a prova masculina dos 20 km (partida à mesma hora para a prova dos 10 km juniores).

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor EM, SA e do Clube de Natação de Rio Maior, e contará com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Lisboa. A par das já habituais iniciativas de entretenimento dos mais jovens, será assinalado o Dia Mundial da Saúde (a prática da marcha ativa é altamente recomendável), com a realização de várias atividades desportivas e de lazer abertas à população.

As competições internacionais serão ajuizadas por juízes do painel da IAAF de cinco diferentes nacionalidades, entre os quais os dois que atuarão este ano nos principais eventos da federação internacional com provas de marcha, salientando-se, aqui, a presença do britânico Steve Taylor que será o juiz-chefe nos campeonatos mundiais de atletismo.

Aceda ao «site» do evento aqui.