sexta-feira, 17 de março de 2017

Monterrey acolhe segunda etapa do Challenge Mundial da IAAF

O cartaz com Jerzy Hausleber, e a apresentação do evento, com Cézar
Moreno, Jared Tallent, Raúl González, Érica Sena e Antonio Lozano.
Foto: INDE. Montagem: O Marchador
Pela primeira vez desde que o Challenge Mundial foi criado a cidade de Monterrey, capital de Nuevo Léon, que já recebeu a Taça do Mundo de Marcha em 1993, vai ser palco da segunda etapa (série B) deste prestigiado challenge de marcha que terá o seu epílogo nos campeonatos mundiais de atletismo que terão lugar em Londres, em agosto próximo.

Grandes nomes da marcha atlética mundial voltam a competir no México depois da prova de Ciudad Juárez no domingo passado e entre as quais figuram, sem dúvida, as portuguesas Ana Cabecinha e Inês Henriques nos 20 km. Mas além das provas de 20 km (ambos os sexos), que suscitam redobrados motivos de interesse pela participação de algumas das grandes estrelas da atualidade, também a prova dos 50 km (aberta à participação feminina) é por si só cartaz de referência onde a principal figura do evento é o australiano Jared Tallent, multi-medalhado olímpico.

Para Jaime Rodrígues Calderón, Governador de Nuevo León, “este Memorial Jerzy Hausleber vai dar-nos a oportunidade de mostrarmos a nossa qualidade de bons anfitriões que somos numa disciplina que deu a Nuevo León dois campeões olímpicos: Raúl González e Daniel Bautista, aos quais recai agora a responsabilidade de organizar o evento”.

Por sua vez, Raúl González, Diretor Geral do Instituto Estatal de Cultura Física e Desporto de Nuevo León (INDE), mostrando-se grato pelo homem que o catapultou para a ribalta da fama ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 50 km marcha dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, refere que “o legado de Hausleber é muito abrangente e tem um alcance ainda maior que o obtido com os nossos êxitos. As suas teorias sobre o treino e o trabalho em altitude são hoje tao válidas como o foram há mais de 40 anos”.

Eis os cinco primeiros atletas classificados do challenge mundial, após os eventos de Adelaide e Ciudad Juárez:

Masculinos: 1. Eider Arévalo (Colômbia), 12 pontos; 2. Omar Pineda (México), 10 pontos; 3. Andrés Chocho (Equador), 8 pontos; 4. Evan Dunfee (Canadá), e Horacio Nava (México), 7 pontos cada um.

Femininos: 1. María Guadalupe González (México), 12 pontos; 2. Erica de Sena (Brasil), 10 pontos; 3. Ana Cabecinha (Portugal), 8 pontos; 4. Inês Henriques (Portugal), 7 pontos; 5. Regan Lamble (Austrália) e Sandra Arenas (Colômbia), 6 pontos cada uma.

A lista de inscritos pode ser consultada aqui.