quinta-feira, 23 de março de 2017

Os juízes nos mundiais de veteranos de Daegu

Helena Carvalho, a ITO portuguesa, e os juízes de marcha.
Fotos: Emmanuel Tardi, EMA e Helena Carvalho.
Montagem: O Marchador
Na marcha atlética, uma das disciplinas com inegável importância no âmbito do atletismo internacional veterano, os juízes de marcha têm um papel muito importante na salvaguarda do cumprimento das normas regulamentares. E eles estão a atuar em Daegu onde uma percentagem muito alta de participantes é oriunda do continente asiático.

Moreno Beggio, de Itália, é o juiz-chefe das provas de marcha, cabendo-lhe a responsabilidade de articular com o Comité Organizador todas as matérias necessárias para o bom desempenho da missão dos juízes nas várias provas de pista coberta e nas quatro competições de estrada, decidindo o posicionamento dos juízes e providenciando pelos materiais e impressos que os mesmos habitualmente usam no desempenho da sua atividade.

O corpo de juízes de marcha, do painel mundial de especialistas masters, é ainda composto por Maria Alfaro-Casan, do México (eleita em 2016 secretária-geral da Associação Mundial de Masters), Marion Buchanan, da Austrália, Jo Burrows, dos EUA, e Dukho Cho, da Coreia do Sul, juízes com muita experiência em competições internacionais, que serão acompanhados na função por outros juízes do principal painel nacional de especialistas do país anfitrião.

A portuguesa Helena Carvalho que é a responsável pela Câmara de Chamadas. Secretária-Geral da Associação Europeia de Atletismo Master (EMA, na designação inglesa), a juíza de Coimbra é Oficial Técnica Internacional da Associação Europeia de Atletismo, a par de Luís Abegão, Rui Loução e Elisabete Simão.

De referir igualmente a presença no evento de Cesar Moreno Bravo (México) um dos destacados dirigentes mundiais do atletismo que já fez parte do Conselho da IAAF, com ligações muito próximas à estrutura mundial master, e que igualmente coordenou grupos de trabalho na marcha atlética com um envolvimento muito acentuado na disciplina como aconteceu ainda recentemente nas provas do challenge mundial do México, em Ciudad Juárez e Monterrey. Há alguns anos foi distinguido pelo presidente da Câmara Municipal de Daegu com a entrega das chaves da cidade num gesto de reconhecimento pelo seu contributo na formação de juízes coreanos no período que antecedeu a realização dos mundiais de atletismo, em 2011.