sábado, 4 de março de 2017

Antonio Arribas vai ser homenageado por 50 anos de ajuizamento

Antonio Arribas acompanhado da esposa.
Foto: «site» Fed. Atl. Comunidade Valenciana
O antigo juiz internacional de marcha Antonio Arribas Jiménez vai ser homenageado este sábado no decorrer da segunda jornada do Campeonato de Espanha de Pista Coberta para juniores que terá lugar em Valência com a atribuição de uma Placa em reconhecimento da dedicação à causa da arbitragem em mais de 50 anos de atividade. A iniciativa pertence à Federação de Atletismo da Comunidade Valenciana e ao respetivo Comité de Juízes.

Antonio Arribas, de 69 anos, integrou os quadros da arbitragem no atletismo espanhol em 1965 (Juiz Provincial – Comunidade Valenciana), ingressando na categoria de Juiz Nacional em 1968 e passando a Árbitro em 1975.

A sua ação no âmbito da arbitragem não se resumiu apenas a atuações em inúmeras provas de atletismo disputadas em solo espanhol ou levadas a efeito fora do seu país natal mas também foi formador e exerceu cargos diretivos na Federação Valenciana de Atletismo, no seu Comité de Juízes (presidente de 1990 a 2004) e no Comité Nacional de Juízes.

De 1988 a 2004 Arribas integrou o painel internacional de Juízes de Marcha (IAAF) e foi nessa qualidade que interveio em algumas das mais importantes competições mundiais, nomeadamente nos campeonatos mundiais de Atenas em 1997 e de Edmonton em 2001. Atuou ainda em várias outras competições internacionais levadas a efeito pela Federação Internacional de Atletismo e pela Associação Europeia em áreas relevantes, tanto na marcha atlética como no atletismo em geral. Um extenso e rico currículo desportivo.

Foi um dos primeiros juízes internacionais a atuar no Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Rio Maior participando na edição de 2000 e voltando em 2005 na qualidade de Delegado Técnico nomeado pela Associação Europeia.

Em 1996 recebeu a maior distinção concedida pelo Comité Nacional de Juízes da Real Federação Espanhola de Atletismo – a Placa “Juan Sastre” (o equivalente, no nosso país, à Placa “Arnaldo Santos” atribuída pelo CA da FPA), em reconhecimento pelo seu especial contributo, empenho e interesse pela causa da arbitragem.