quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Celorico da Beira realiza 12.º grande prémio de marcha

A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira vão organizar a 12.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, Memorial “Carlos Amaral”, que terá lugar a 3 de Dezembro. Nascida em 1996 por obra e dedicação do seu grande impulsionador, Carlos Amaral, esta prova cedo ficou enlutada pelo desaparecimento precoce daquele dirigente e treinador entusiasta, falecido no dia 4 de Dezembro de 1999 (no próprio dia da realização de um dos Grandes Prémios).

Postumamente, a iniciativa ainda teve duas edições, já designadas de Memorial Carlos Amaral, mas dificuldades de vária ordem obrigaram a interromper o ciclo de realização do grande prémio, que já não se realizou em 1998, 2003, 2004 e 2005.

Reatada em 2006, manteve-se a designação com que se homenageia o fundador da prova, acrescentando-lhe a disputa do Campeonato Distrital de Marcha Atlética. E é interessante verificar esta preocupação associativa de fazer disputar um campeonato num distrito que não tem grande quantidade de especialistas, apesar de ser sabido que entre os que tem se contarem alguns nomes importantes da especialidade no nosso país, como são o olímpico Pedro Martins e o jovem promissor Samuel Pereira, ambos representando o Centro de Atletismo de Seia.

Ao longo da história, esta prova foi ocasião para a realização de iniciativas paralelas, com destaque para as jornadas de sensibilização da marcha atlética durante as 2.ª e 3.ª edições e a concentração do grupo de trabalho da selecção nacional, em 1999.

A edição do ano passado teve como vencedores absolutos nas provas de 10 km, Luís Gil (CS Marítimo, 45.19 m) e Daniela Cardoso (AC Vermoil, 54.00 m).

Nesta 12.ª edição, com partidas e chegadas junto ao Jardim Parque “Carlos Amaral”, as provas têm início às 14h00, com as partidas dos benjamins “B” masculinos e femininos seguindo-se, quinze minutos depois, os 10 km absolutos masculinos, os 5 km para veteranos masculinos e os 5 km para juvenis masculinos.

Os interessados podem enviar inscrições para a Associação de Atletismo da Guarda, Av. do Estádio Municipal, Bancadas do Estádio, 6300-705 Guarda, ou pelo «e-mail» aaguarda@aag.pt.

Recorde-se que eventuais mudanças de escalão passarão a efectivar-se apenas a partir de 1 de Janeiro de cada ano e que, relativamente aos atletas veteranos (35 anos ou mais), a mudança de categoria efectuar-se-á no dia em que o(a) atleta perfaz a idade correspondente ao respectivo escalão.

A organização da prova oferecerá no final um churrasco a todos os participantes, oportunidade de convívio entre atletas, treinadores e dirigentes.