Vítor Lavoura, actuando nos nacionais de juniores de 2011 e atravessando Trás-os-Montes, rumo a Santiago de Compostela. Fotos: O Marchador e Vítor Lavoura |
Iniciada em Olhão no dia 1 de Outubro, a viagem prolongou-se por 48 dias, com passagem pelo interior algarvio, Alentejo, Beira Interior, Trás-os-Montes e entrada em Espanha pela província de Castela e Leão, seguindo para a Galiza, a oeste. Ao todo, quase 1300 quilómetros de trilhos, caminhos e estradas.
A peregrinação tinha previsão para durar 40 dias, mas as condições atmosféricas impuseram algum atraso. Pelo caminho, Vítor Lavoura foi usando e preenchendo a credencial, espécie de passe que permite acesso a refúgios de peregrinos, ao mesmo tempo que constitui referência dos locais de passagem, assinalados com carimbos específicos.
Quem quiser conhecer os apontamentos de viagem de Vítor Lavoura pode aceder ao seu blogue, em http://caminhodesantiagoporlavoura.blogspot.com/ e aí descobrir também algumas fotografias dos locais por onde foi passando nesta jornada.