segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Europeus de 2014, em Zurique, já têm logótipo

O comité organizador dos campeonatos europeus de 2014, que se realizarão na cidade helvética de Zurique de 12 a 17 de Agosto daquele ano, divulgou hoje o logótipo da competição. A criação visual foi muito bem concebida e inspirou-se no belo Letzigrund Stadium, retratando os seus 31 postes de iluminação.

A ideia, apresentada por dois estudantes da Faculdade de Belas-artes de Zurique, Coralie Wipf e Stephanie Rossi, foi posta à votação no site da Federação Suíça de Atletismo, a par de dois outros trabalhos, e mereceu a preferência da maioria dos cerca de três mil internautas que votaram.

Recorde-se que os campeonatos da Europa de atletismo estão a entrar numa fase nova da sua história, ao passarem para uma periodicidade bienal, tal como os campeonatos do mundo, sendo organizados nos anos pares. Tal implica que uma em cada duas edições dos europeus tenha lugar no mesmo ano dos Jogos Olímpicos de  Verão, o que acontecerá pela primeira vez já no próximo ano, com os europeus de Helsínquia (27 de Junho a 1 de Julho) e os Jogos de Londres (27 de Julho a 12 de Agosto).

Nestes casos, os campeonatos europeus assumem um programa reduzido, privando-se das provas de estrada (marcha e corridas de maratona) e atribuindo títulos unicamente nos concursos e nas provas de pista. Depois dos europeus de Barcelona de 2010, só Zurique-2014 voltará a ter marcha atlética no programa.