domingo, 6 de novembro de 2011

Federação internacional testa paragem de penalização

Foto: adaptação de imagem AIFA
Com base num documento de trabalho apresentado em Abril deste ano pelo Comité de Marcha contendo o resultado do debate realizado nas reuniões anuais de 2010 e 2011 desse comité, o Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (AIFA) tem actualmente em desenvolvimento uma proposta que visa reduzir ou mesmo eliminar por completo as desclassificações nas provas de marcha após três notas emitidas pelos juízes. A proposta prevê que, após três «cartões vermelhos», o atleta seja obrigado a uma paragem de penalização por determinado tempo (variável consoante a distância da prova), podendo depois retomar a competição.

A proposta começou por ser bem acolhida logo em Abril pelo Conselho da AIFA, que decidiu explorar o conceito de penalização de tempo e dar início a uma fase de testes com a colaboração de federações nacionais. O relatório apresentado pelo Comité de Marcha no congresso da AIFA realizado em Daegu por ocasião dos mundiais de Agosto passado conduziu a que a federação internacional pusesse a circular entre as suas filiadas com tradição na marcha um pedido de colaboração através da realização de provas onde se experimentasse a aplicação da paragem de penalização. Os resultados desta fase de testes serão analisados pelo Comité de Marcha em 2012.

O procedimento a ser experimentado assenta em várias ideias básicas:
. o atleta que não respeita as regras da marcha não é desclassificado de imediato mas sujeito a uma penalização de tempo;
. essa penalização consiste numa paragem num local previamente determinado para o efeito;
. cumprida a penalização, o atleta pode retomar a prova;
. o juiz-chefe mantém o poder de desclassificação directa nos últimos cem metros, conforme as regras da AIFA em vigor no presente.

Nas provas de 5 e 10 km, os atletas infractores são mandados parar no local predeterminado durante, respectivamente, 45 e 60 segundos após três «cartões vermelhos», sendo desclassificados após seis cartões. Em provas de 20 e de 50 km,  três «cartões vermelhos» implicam 45 e 60 segundos de paragem, respectivamente, seis cartões resultam em 90 e 120 segundos de nova paragem, sendo o atleta desclassificado após o sétimo cartão (20 km) ou o oitvado (50 km).

Na imagem acima pode ver-se como a AIFA concebe por agora a zona destinada à paragem dos atletas infractores.

Aguarda-se o resultado da fase de testes.