quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Universíadas brasileiras dão vitórias a Caio Bonfim e Érica Sena

Érica Rocha de Sena. Foto: Comité organizador.
As Olimpíadas Universitárias brasileiras, que decorrem de 4 a 13 de Novembro, no Centro de Alto Rendimento de Campinas, em São Paulo, reúnem 3.600 estudantes de oito modalidades desportivas (atletismo, basquetebol, andebol, futsal, judo, natação, voleibol e xadrez).

Érica Sena conquistou a medalha de ouro na prova feminina de marcha dos 5.000 metros, realizada na manhã de segunda-feira, dia 7, obtendo um novo recorde da competição, no tempo de 23.10,59.

A atleta pernambucana, estudante na Universidade Maurício de Nassau, de 26 anos, e que já esteve presente nos Pan-americanos realizados recentemente em Guadalajara, no México, sagrou-se campeã universitária pela terceira vez. No segundo lugar classificou-se a outra atleta concorrente, Elianay Pereira, da Faculdade UPIS, no tempo de 24.49,58.

Caio Bonfim, da Universidade Católica de Brasília, havia vencido, dia 6, a prova dos 10.000 metros, patenteando enorme superioridade sobre a concorrência. Cruzou a linha de meta com o tempo de 42.03,56, também estabelecendo novo recorde da competição. Nos lugares imediatos ficaram os seus colegas estudantes, Daniel Voigt, de Santa Catarina, com 47.10,08, Rudney Nogueira, de Minas Gerais, com 51.27,71, e Marcelo do Nascimento, de Rio Grande do Norte, com 54.14,76.

O jovem atleta do Distrito Federal, de 20 anos de idade, tem como resultado mais expressivo na sua ainda curta carreira desportiva, o excelente 4.º lugar alcançado nos Mundiais de Juniores, realizados no ano passado em Moncton, no Canadá. Nos mundiais de Daegu classificou-se em 22.º lugar, nos 20 km marcha.