sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Galinheiras faz décimo nono grande prémio

José Henriques, o empreendedor.
O Centro de Atletismo das Galinheiras leva a efeito, no dia 19 de Novembro, a décima nona edição do grande prémio de marcha atlética (décima primeira légua). O programa tem início às 14h00, com as provas de benjamins masculinos e femininos de 1.000 metros. Todas as provas são realizadas na pista “Prof. Mário Moniz Pereira”, na Alta de Lisboa.

Para a competição, que será a terceira da época desportiva e a primeira a realizar-se em pista, inscreveram-se 205 atletas de 31 clubes e provenientes de 8 distritos do país. Representações estrangeiras contam-se de Espanha (região da Extremadura), Itália, Brasil e Lituânia.

De acordo com o regulamento (secção “Docs” ao cimo da página), haverá prémios individuais para os dez primeiros de cada escalão, um prémio especial com o nome do dinamizador da iniciativa, José Henriques, para os melhores tecnicistas (benjamins e infantis), prémios surpresa para os participantes na prova especial para deficientes, e taças para as dez primeiras equipas da geral colectiva.

A entrega dos prémios decorrerá, como habitualmente, na sede do clube organizador, sendo servido um beberete.

Esta edição da prova serve de reconhecimento a Adriano Gomes que, aos 88 anos de idade, vai praticando regularmente a actividade desportiva e é um exemplo de dedicação e desportivismo. Em 2010 o atleta foi distinguido pela Associação Europeia do Atletismo Veterano com o prémio Fair Play 2010.

José Henriques, o organizador da competição, foi especialista do salto com vara na década de sessenta, em representação do Sport Lisboa e Benfica, e recordista nacional.

A competição, que servirá também de teste aos juízes de marcha dos graus A e B do respectivo painel nacional, presentes para a avaliação quadrienal, será fiscalizada pelos seguintes juízes: Eliseu Almeida, o juiz-chefe, e Patrícia Lopes, ambos de Lisboa, Cátia Gonçalves, de Santarém, Paulo Aldeagas e Maria João Flamino, ambos de Évora.