sábado, 19 de novembro de 2011

Joseph Ochieng, o primeiro juiz africano nuns Jogos Olímpicos

Joseph Ochieng. Foto: Daily Nation.
Os próximos Jogos Olímpicos, que terão por palco a capital inglesa, Londres, englobará na equipa de juízes de marcha a presença de um juiz do Quénia, Joseph Ochieng, o primeiro africano, na sua função, a participar na maior manifestação desportiva do planeta.

Ochieng, personalidade muito afável e de fino trato, é o único juiz de marcha do continente africano que integra o selectivo painel internacional de juízes de marcha (nível III da AIFA), tendo nele ingressado em 2007.   

Engenheiro de profissão, 55 anos de idade, trabalha numa organização internacional sediada em Kisumu, nas margens do lago Vitória, e que tem a seu cargo a construção e reformulação de centros de prevenção e controlo de doenças no Quénia.

 Indivíduo multifacetado, desempenha actualmente funções em vários organismos desportivos. Ochieng, além de ser presidente da associação de atletismo da província de Nyanza, sua região natal, e do comité nacional de marcha, assume interinamente a presidência do Comité de Marcha de África, sobrando-lhe ainda tempo para presidir à federação queniana do duatlo.

O seu currículo é muito interessante. Na qualidade de juiz de marcha, actuou nos dois últimos Jogos da Commonwealth, nos mundiais de Osaca de 2007, e na Taça do Mundo de 2010 (Chihuahua) sendo ainda presença assídua das competições mais relevantes de África.

Entretanto, Ochieng que, note-se, apesar do nível global da especialidade no continente africano ainda estar distante do de outros continentes, teve um bom desempenho na certificação quadrienal de juízes de marcha, levada a efeito em Paris, no ano passado.

O seu estatuto não tem passado despercebido além-fronteiras. Este ano participou no fórum internacional do desporto que decorreu em Saranks, na Rússia, e nos campeonatos nacionais da China.