sábado, 12 de novembro de 2011

No desaparecimento de Aires Denis

Aires Denis (em baixo, segundo à dir.), com a equipa da Telemec,
no I Grande Prémio de Marcha do Magoito, em 1975.
Foto: O Marchador
Morreu esta manhã Aires Denis, um dos pioneiros da marcha atlética na sua fase de reintrodução em Portugal, nos anos 70 do século passado. Dinamizador, com o colega francês Raymond Ysmal (na foto em fato de treino), de um grupo de praticantes de atletismo na empresa Telemec, no Prior Velho (Lisboa), a ele coube um papel de grande relevo na fundação de um núcleo de marchadores entre esses atletas, no contexto da grande abertura social e cultural proporcionada pela Revolução de 25 de Abril de 1974.

Nascido em Coimbra em 1921, foi naquela cidade que passou quase toda a juventude. Ainda antes de cumprir o serviço militar esteve algum tempo a viver e a trabalhar no Porto, onde viria a ter o primeiro grande contacto com a actividade desportiva ao ar livre, graças ao envolvimento no movimento escutista.

Feita a tropa em Coimbra, mudou-se para a zona de Lisboa, que passou a ser a sua terra de adopção, ficando a viver na Póvoa de Santa Iria. Por ali permaneceu durante a totalidade dos 40 anos de vida profissional na zona da capital, passando por três empregos. E seria também na Póvoa que viria a ajudar a criar outro dos «seus» grupos de marchadores, ligado ao União Atlético Povoense.

Ao mesmo tempo que no Sport Lisboa e Benfica e nas minas da Urgeiriça surgiam grupos de praticantes de marcha atlética independentes uns dos outros, Aires Denis assumia com Ysmal o acompanhamento e a orientação técnica básica dos marchadores da Telemec e da colectividade povoense.

A fase seguinte foi o empenho na integração da marcha na globalidade do atletismo através do seu reconhecimento pelos órgãos federativos. Foi assim que se constituiu a Comissão Distrital de Marcha, integrada na Associação de Atletismo de Lisboa e responsável pela organização de provas da disciplina em vários locais do distrito de Lisboa e fora dele. Mais tarde surgiu uma comissão semelhante na própria FPA, sendo pelo meio fundado o Clube Português de Marcha Atlética, por reunião de vontades de muitos marchadores e que teve em Aires Denis o primeiro presidente.

Com funções variadas, incluindo a de juiz de marcha, Aires Denis manteve-se por mais de vinte anos ligado à disciplina atlética por cuja reimplantação no nosso país foi um dos principais responsáveis. O nome de Aires Denis ficará para sempre ligado à história da marcha atlética em Portugal.

O seu funeral terá lugar domingo, 13 de Novembro, saindo da igreja da Póvoa de Santa Iria, pelas 11 horas.