quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lisboa vai acolher os melhores juízes de marcha

Pista de Atletismo Municipal "Moniz Pereira"
42 juízes de marcha terão a possibilidade de, no dia 19 deste mês, em Lisboa, realizarem um conjunto de testes teóricos e práticos, quatro no total, com vista a determinar-se a composição de um novo painel de especialistas de grau A.

A vigorar para o período de 2012 a 2015, o referido painel terá a composição de 20 elementos, de acordo com o descrito no ponto 2.2, alínea c) do Regulamento do Conselho de Arbitragem da FPA.

O painel actual, que prevê um limite máximo de 25 juízes, é composto de 23 elementos. Já o painel nacional de grau B, actualmente também com 23 elementos, continuará a poder dispor de um máximo de 25.

A redução anunciada, parece-nos, em teoria, vantajosa, já que o grupo poderá ganhar melhores níveis de consistência.

De acordo com as normas estipuladas pela FPA, que definem, em número e graduação, a composição das equipas de juízes de marcha para as provas por si organizadas e, ainda, para aquelas que constam do programa olímpico, levadas a efeito por outras entidades, haverá a possibilidade dos juízes actuarem em um maior número de competições, o que corresponderá a um acréscimo de experiência e, por conseguinte, a melhores índices qualitativos.

No entanto, outros factores, igualmente importantes, deverão merecer por parte do juiz de marcha, sempre que possível, uma especial atenção, tais como, a visualização de imagens em vídeo, a observação, fora do âmbito oficial, de treinos e competições, a participação em cursos de reciclagem, seminários, etc, etc.

Desde há 20 anos que vem sendo implementado um sistema de formação e certificação nesta área específica do atletismo, que requer conhecimentos teóricos e práticos, de modo a capacitar os juízes para a difícil tarefa de julgar o comportamento, no plano regulamentar, dos atletas.