A AIFA (Associação Internacional de Federações de Atletismo), através do Centro Regional de Desenvolvimento, sediado na cidade argentina de Santa Fé, organizou de 2 a 5 deste mês um curso de formação e certificação destinada a juízes de marcha, uns já integrados no painel sul-americano de especialistas (nível II da AIFA), outros na qualidade de candidatos, no total de 13 elementos.
Luis Saladie (Espanha) foi o prelector e examinador da actividade, que incluiu sessões teóricas, práticas e de análise de situações reais em vídeo.
Participaram na certificação, Nilton Ferst e Bernadete Conte (Brasil), Jorge Bona, Ileana Antinori e Javier Vallejos (Argentina), Karina Alarcon (Bolívia), Héctor Ibarra (Chile), César Mejía (Colômbia), María del Carmen Campoverde (Equador), Manuel Carrasco (Panamá), Washington Garcia e Jorge Castro (Peru) e Raomir Salcedo (Venezuela).
Após ser dada a conhecer a constituição do novo painel para o período de quatro anos, a Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) fará a designação dos juízes que actuarão nas principais competições do subcontinente americano.