segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

2011 não terá Grande Prémio de Grândola

Foto: Barragon
Já assim tinha acontecido em 2008, mas parece que a lição não foi aprendida: o mais antigo grande prémio do calendário nacional de marcha atlética, realizado em Grândola desde 1991, não terá lugar no ano do vigésimo aniversário, 2011.  E a razão parece simples: as datas propostas pela FPA poderiam servir para muita coisa mas não para o efeito desejado, qual seja a realização de um torneio de marcha.

A primeira data com que a FPA correspondeu ao pedido da Câmara Municipal de Grândola foi 23 de Janeiro, que, como é sabido, é o dia da realização da primeira volta das eleições presidenciais, marcada havia semanas.

Feito o pedido de data alternativa, a federação propôs o fim-de-semana seguinte (29 e 30 de Janeiro), só que essa é a data da fase de apuramento dos Campeonatos Nacionais de Clubes em pista coberta, facto que impediria a presença de grande quantidade de atletas, sobretudo os de maior valia, quase todos comprometidos com aqueles campeonatos.

Entretanto, «O Marchador» apurou que os campeonatos distritais de marcha de Setúbal, que nos últimos anos têm sido realizados em Grândola, terão desta vez lugar no distrito de Coimbra, decisão que também deveria afastar de Grândola alguns potenciais interessados.

Aquele que seria o 20.º Grande Prémio de Grândola em Marcha Atlética fica assim sem efeito, apesar dos esforços da organização que, não pela primeira vez, deu mostras de um empenho organizativo e de uma atenção à marcha atlética que no mínimo deveria merecer melhor consideração da instituição federativa e em última análise deveria obrigar à colaboração com quem se dedica de facto à promoção do desporto e desta modalidade em particular.

O grande prémio grandolense tem sido em diversos momentos palco para a obtenção de recordes nacionais e de mínimos para grandes competições internacionais, tendo uma história marcada pela elevada participação de atletas, muitos deles de grande nível, tornando-se uma das provas mais ansiada pelos marchadores em cada novo ano de competição.