terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Juízes de marcha do painel nacional com avaliação prevista para 2011

Desde 1990, ano em que se formalizou a constituição do painel nacional de juízes de marcha, têm sido realizadas acções de formação e certificação para juízes especialistas de marcha com uma periodicidade praticamente quadrienal.
Essas acções aconteceram em 1991, 1995, 1998, 2003 e 2007, nos três primeiros anos em Lisboa e nos dois últimos em Rio Maior.
Tudo se conjuga, pois, para que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Atletismo anuncie oportunamente a realização em 2011, com data e local, de uma certificação ao mais alto nível (Grau A), neste sector muito específico da arbitragem onde o factor humano é preponderante na análise da regra 230 do regulamento que gere a modalidade.
No primeiro painel, formado há 20 anos, então designado por Grau 1, ficaram integrados os juízes José Dias, Luís Dias, Ana Toureiro, Paulo Alves e José Baptista (Lisboa), José Ganso (Setúbal), Carlos Albano (Viseu), André Brito, Luís Viana e José Luís Ribeiro (Porto).
Actualmente são vinte e três os elementos que compõem o Grau A: oito de Setúbal, quatro de Lisboa e outros quatro de Coimbra, três de Santarém, dois do Porto, um de Leiria e um do Faial.
Serão convidados a participar na certificação os juízes especialistas de marcha do Grau B, actualmente também composto de vinte e três elementos, dos quais cinco são do Algarve, quatro de Aveiro, outros quatro de Évora, três de Santarém e outros três de Lisboa, dois de Coimbra, um de Setúbal e um de Viseu.