quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Grande Prémio de Natal de Lisboa com 32 anos de história

Foto: Arquivo O Marchador
No coração da cidade de Lisboa vai realizar-se, a 19 de Dezembro, a 32.ª edição do Grande Prémio de Natal em marcha atlética, destinada a todos os escalões etários, numa organização da Associação de Atletismo de Lisboa.
Recordando 24 de Dezembro de 1978, deverá referir-se que foi um dia muito especial para os marchadores lusos. A então novel especialidade do atletismo português passava a integrar uma das mais prestigiadas provas do calendário associativo da capital do país. A Associação de Atletismo de Lisboa, então presidida por Mário Paiva, reconhecia e apoiava o esforço e dedicação dos entusiastas da marcha atlética.
Nesse dia, logo pela manhã, num domingo de sol, foi dada a partida dos 6.400 metros (aberta apenas a atletas masculinos), na Avenida Norton de Matos (segunda circular), no enquadramento da Quinta de S. Vicente (o cenário das periferias da segunda circular desses tempos era bem diferente do de hoje), com passagens pelo Campo Grande, Campo Pequeno, Saldanha, Marquês de Pombal, percorrendo toda a Avenida da Liberdade para, finalmente, terminar na Praça dos Restauradores.
Na prova inaugural, de que a RTP transmitiu um resumo, vitória para Luís Dias (na foto), representando o Benfica, seguindo-se-lhe José Dias (Benfica), Paulo Alves (Santa Iria), Carlos Graça (Benfica), Dinis Santos (St.ª Cruz), José Tavares (Santa Iria), Fernando Corigo (Santa Iria), Francisco Monteiro (St.ª Cruz), José Pinto (Benfica), José Luís Pinto (Benfica), Rui Oliveira (Benfica), José Alves (Sporting), Emídio Leite (Olivais Sul) e Aires Denis (Clube de Veteranos).
José Pinto vencedor de nove edições, Luís Silva, de cinco, José Urbano, de quatro, e João Vieira, das três últimas edições, são os mais vitoriosos.
Em 28 de Dezembro de 1983 foi a vez da estreia do sector feminino. Participaram nove atletas (oito pertenciam à Associação Desportiva de Oeiras), que fizeram o percurso estabelecido entre o Campo Pequeno e os Restauradores, na distância de 3.300 metros.
Fátima Batuca venceu e depois chegaram Luísa Correia e Ana Bela Aires, Filomena Silva (C.C.D. Olivais Sul), Ana Batuca, Luísa Mourão, Cristina Mota, Paula Machado e Neuza Silva.
As mais vitoriosas são Isilda Gonçalves (5), Paula Gracioso (3), Susana Feitor (3) e Kristina Saltanovic (3).