quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Olhão prepara-se para receber a nona edição da Taça da Europa de Marcha

A cidade de Olhão vai receber, no dia 22 de Maio de 2011, a Taça da Europa de Marcha, acontecimento inédito no nosso país.
A decisão foi tomada durante a 124.ª reunião do Conselho da Associação Europeia de Atletismo, realizada em Novembro de 2009, em Barcelona, e teve por base uma proposta de candidatura apresentada pela Federação Portuguesa de Atletismo, pela Associação de Atletismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Olhão.
Logo pela manhã de domingo terão lugar a prova mais longa do programa, os 50 km marcha masculinos, e ainda as provas de 10 km juniores, masculinos e femininos. Da parte da tarde realizar-se-ão os 20 km masculinos, encerrando-se a jornada com aquela que é considerada, principalmente para as gentes de Olhão, a prova rainha do programa, os 20 km marcha femininos.
De facto, nesta prova feminina, os olhos vão estar postos nas atletas portuguesas, mas com especial atenção na atleta da “casa” Ana Cabecinha, uma das melhores especialistas do mundo na marcha atlética e que é, desde sempre, treinada por Paulo Murta.
O Algarve foi das primeiras regiões do país onde a marcha atlética surgiu. E foi Hélder Oliveira, durante uma década, o seu grande embaixador tendo representando, no início dos anos 80, o Sporting Clube Olhanense. De exemplar dedicação e uma técnica irrepreensível, manteve-se no topo da especialidade durante vários anos.