Foto: AEMA |
Juan Manuel Molina e Júlia Takacs venceram este domingo os 10 km do XIII Troféu de Marcha Atlética “Cerro Buenavista”, disputado na localidade de Getafe, distante apenas 15 km de Madrid, numa organização da Câmara Municipal e do Spartak Getafe, a que se associou a Real Federação Espanhola de Atletismo com a disputa do VI Critério Nacional de Inverno de Marcha Atlética.
Molina, 9.º classificado nos 20 km dos últimos europeus (Barcelona-2010) e que tem como resultado mais significativo da sua carreira a medalha de bronze conquistada nos 20 km dos europeus de Munique, em 2002, completou a distância em 42.35 m, seguindo-se-lhe José Ignacio Velázquez, com 42.55 m, e Luís Manuel Martínez, com 43.58 m.
Takacs venceu confortavelmente a prova feminina, terminando com 45.42 m, à frente de Lorena Barril (48.26 m) e de Lorena González (49.10 m). Júlia Takacs, que em 2008, nos mundiais de juniores, foi 8.ª classificada, é uma jovem marchadora em quem a marcha espanhola deposita grandes esperanças no contexto internacional. Nascida em Budapeste, na Hungria, vive desde há seis anos em Espanha, treinando-se no CAR de Madrid sob orientação de José Antonio Quintana.
De assinalar também, na prova de 10 km veteranos, a vitória de Miguel Ángel Prieto, com 43.31 m, novo recorde europeu de veteranos na categoria M-45. O atleta madrileno, regressado agora às competições, foi medalha de bronze nos 20 km marcha dos Campeonatos Europeus de Estugarda, em 1986.
O evento englobou provas para todos os escalões etários (benjamins a veteranos) e registou a participação de 162 atletas.