segunda-feira, 15 de julho de 2019

Os Primeiros Campeonatos de Portugal com a Marcha Atlética

Foto: Endurance1963. Montagem: O Marchador

Foi em 15 de julho de 1979, faz hoje 40 anos, uma idade bonita, que a marcha atlética foi introduzida nos Campeonatos de Portugal de pista, por força dos esforços empreendidos pelo Clube Português de Marcha Atlética junto da Federação Portuguesa de Atletismo, avalizados por José Correia da Cunha, o seu presidente, e Eduardo Cunha, diretor-técnico nacional.

Foram anos de muito esforço, muita persistência e que levaram à realização de muitas reuniões de trabalho pelo meio para que a disciplina, que cinco anos antes dera os seus primeiros passos em Portugal, pudesse ser integrada a pleno direito nuns campeonatos nacionais, em 1979 no setor masculino, e em 1981 no feminino e nos juniores (Sub-20) e juvenis (Sub-18).

No primeiro ano da sua implantação, atendendo ao patamar de evolução da especialidade em Portugal, a competição masculina foi realizada sobre 10.000 metros, na pista de tartan do Estádio Nacional, a única que no nosso país reunia naquele tempo as condições para a organização de eventos nacionais de atletismo. Nas duas décadas seguintes o figurino competitivo contemplou a distância de 20 km (homens), e de 10 km (mulheres).

Naquele dia 15 de julho de 1979 Paulo Alves (CF Santa Iria), júnior de primeiro ano, sagrar-se-ia o primeiro campeão português na disciplina, aproveitando um período de grande notoriedade que se revelaria ainda de maior fulgor no primeiro semestre de 1980, ano em que estabeleceu vários recordes nacionais absolutos, principalmente nas distâncias de 5.000 e 10.000 metros mas, também, nos 20 quilómetros (estrada).

Dos resultados obtidos naqueles 10.000m marcha do Jamor reza a história que o pódio ficou completo com os nomes de Dinis Santos, voluntarioso atleta que representava o CA Santa Cruz, agremiação desportiva sediada na zona de Benfica, e o grande José Pinto, pelo SL Benfica, que viria a ser figura de proa da marcha atlética portuguesa, especialmente na década de 80, vencendo consecutivamente as cinco edições seguintes dos Campeonatos de Portugal, já em representação do CF Belenenses.

De um total de 8 participantes, registe-se os nomes dos restantes atletas na prova: Rui Oliveira (juvenil), 4.º (SL Benfica), José Dias, 5.º (SL Benfica), Avelino Ferreira, 6.º (C Veteranos Atletismo), Carlos Santos, 7.º (AD Oeiras) e Francisco Alves, desclassificado (Sporting CP).