quarta-feira, 31 de julho de 2019

A um ano da primeira prova de marcha dos Jogos de Tóquio

Imagens: LOC Tóquio 2020. Montagem: O Marchador

A 31 de julho de 2020, pelas seis horas da manhã (em Portugal, dez da noite do dia anterior) será dado o tiro de partida para a primeira das provas de marcha dos Jogos Olímpicos, os 20 km masculinos, a realizar num circuito com vista para o Palácio Imperial de Tóquio e num perímetro de um quilómetro, no sentido ida e volta. As provas de estrada – marcha e maratona – realizam-se sempre pela manhã, bem cedo, a fim de se evitar os períodos de maior calor. No ano passado, por esta ocasião, uma vaga de calor em Tóquio levou os termómetros a ultrapassarem os 40 graus centígrados.

Algumas federações com atletas selecionados para os Jogos Olímpicos tomam muito a sério a preparação dos seus atletas para Tóquio, como é o caso do Setor de Marcha da RFEA que programou uma concentração por esta época do ano, de 26 deste mês a 5 de agosto, aclimatizando-se às condições atmosféricas e preparando-se na zona das competições com María Perez, Álvaro Martín, os atuais campeões europeus nos 20 km marcha, e Miguel Ángel López, campeão mundial (Pequim 2015) e europeu (Zurique 2014) e medalha de bronze (Moscovo 2013), acompanhados pelos treinadores Jose Carrillo e Daniel Garzon. 

Se há disciplinas onde o país anfitrião deposita redobradas esperanças na conquista de medalhas, a marcha é seguramente uma delas e, especialmente, na prova dos 20 km masculinos (nos 50 km também têm candidatos a medalha) onde nas listas mundiais do ano, dos sete melhores posicionados, seis são japoneses. Toshikazu Yamanishi, com 1:17:15 (Nomi, 17/03), lidera a lista anual.

Dos marchadores portugueses João Vieira já obteve a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos, que é de 3:50:00 nos 50 km, ao concluir os 50 km da Taça da Europa de Marcha, evento que teve lugar na Lituânia onde conseguiu a medalha de bronze com o tempo de 3:46:28, a sua terceira melhor marca de sempre. Ana Cabecinha e Inês Henriques, as outras mais cotadas marchadoras portuguesas, a seu tempo farão as marcas de qualificação para Tóquio.