sexta-feira, 19 de julho de 2019

Juízes portugueses em atuação no estrangeiro

As equipas de juízes internacionais de marcha em Nápoles e Gavle.
Fotos: fb de José Ganso e Mara Baleani.
Montagem: O Marchador

Neste mês de julho a arbitragem portuguesa na modalidade do atletismo tem estado em foco com a participação de seus representantes ao mais alto nível em eventos realizados no estrangeiro, com a particularidade de dois dos juízes internacionais de marcha portugueses terem sido nomeados para atuar em três dos quatro eventos internacionais (mais nenhum país regista tal representatividade) que tiveram ou vão ter lugar neste mês (o outro, em Baku, no Azerbeijão, é o Festival Olímpico da Juventude Europeia), um sinal de reconhecimento dos organismos internacionais pela qualidade do setor no nosso país, cuja mediatização ou mesmo a divulgação de tais situações no plano nacional é inexistente.

A primeira das competições internacionais disputadas foram as trigésimas Universíadas de Verão que se realizaram em Nápoles (Itália), com a presença de José Ganso, juiz filiado no Conselho de Arbitragem de Setúbal, que integrou uma equipa constituída igualmente por Rolf Müller (Alemanha), juiz-chefe, Orsolya Gruber (Hungria), Alexandru Stefan (Roménia), Hans van der Knaap (Holanda) e Janusz Krynicki (Polónia).

A segunda competição teve lugar neste fim de semana com a realização da edição n.º 12 dos Campeonatos da Europa de Sub-23 em Gävle (Suécia), com a atuação de Joaquim Graça, juiz do Conselho de Arbitragem de Lisboa, que fez parte da equipa formada ainda por Sergio Solana (Espanha), juiz-chefe, Ian Richards (Grã-Bretanha), Shaun Gallagher (Irlanda), Jens Grünberg (Alemanha) e Mara Baleani (Itália).

E o terceiro dos eventos internacionais de julho está aí á porta com a 25.ª edição dos Campeonatos da Europa de Sub-20, que terão lugar em Boras, também na Suécia, cidade localizada a sul do país (a 60 quilómetros de Gotemburgo), uma competição com muita história, que se realiza desde 1970 e que Portugal foi o país anfitrião em 1994. De novo, José Ganso - quase sem tempo para desfazer a mala…, intervirá no evento que se realiza de 18 a 21 deste mês, com as duas provas de marcha agendadas para a manhã do próximo domingo. Além do juiz português atuarão ainda Frédéric Bianchi (Suíca), juiz-chefe, Bent Bundgaard (Dinamarca), Alicia Ruano (Espanha), Jenni Lahtinen (Finlândia) e Noel Carmody (Grã-Bretanha). De notar, também, a presença do português Samuel Lopes (Oficial Técnico Internacional), que presidirá ao Júri de Apelo.