sábado, 20 de julho de 2019

Lisboa acolhe os Campeonatos de Portugal 2019 de pista ao ar livre

Foto: fb Ana Cabecinha. Montagem: O Marchador

O Estádio Universitário de Lisboa vai receber este fim de semana a edição n.º 104 dos Campeonatos de Portugal em pista ao ar livre, a 82.ª na vertente feminina, prevendo-se a participação das maiores figuras da modalidade isto, pelo menos, válido para a disciplina da marcha atlética que terá em João Vieira, Ana Cabecinha e Inês Henriques os principais nomes inscritos para a competição.

As provas de marcha, que entraram no programa dos campeonatos em 1979 (masculinos) e em 1981 (femininos) e que há dias, no nosso blogue, assinalamos o 40.º aniversário da edição inaugural masculina, serão realizadas na jornada de sábado, pelas 20:20 horas, tanto no setor masculino como no feminino na distância de 10.000 metros. Na prova masculina (pistas 1 a 4) inscreveram-se 11 atletas, igual número registado para a prova feminina (pistas 5 a 8), também com 11 atletas inscritas.

João Vieira (Sporting CP) e Inês Henriques (CN Rio Maior) são os detentores do título nacional na distância, o primeiro, que venceu consecutivamente nas últimas quatro edições, é o marchador masculino que mais vezes se sagrou campeão (nas últimas 20 edições venceu 17!) e um dos mais consagrados na modalidade enquanto a segunda quebrou no ano passado o domínio de Ana Cabecinha (CO Pechão) que vencera nas quatro edições anteriores e que nos últimos 20 anos se sagrou 8 vezes campeã. No mesmo período Susana Feitor subiu ao lugar mais alto do pódio por 7 vezes e Inês Henriques por 5 vezes.

Para estes campeonatos, organizados conjuntamente pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Associação de Atletismo de Lisboa, para as provas de marcha será implementada uma zona de penalização (permanência de 1 minuto), como tem sido usual na corrente época, usando-se para o caso de algum atleta registar 3 faltas (à 4.ª é desclassificado) dos juízes de marcha.

Os recordes dos campeonatos, que também são de Portugal, estão na posse de João Vieira, com 39.44,91 (2011) e de Ana Cabecinha, com 43.08,17 (2008).

A listagem geral de atletas inscritos pode ser consultada na página da FPA, aqui.