quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Marchadores portugueses em Londres - Ana Cabecinha

Ana Cabecinha, a caminho de uma excelente classificação nos
Jogos de Pequim. Foto: Jeff Salvage
20 km marcha
Nascimento: Baleizão, 29/4/1984
Recorde pessoal: 1.27.46 h (Pequim, 21/8/2008)
Clube: Clube Oriental de Pechão
Treinador: Paulo Murta

É com a marca obtida nos nacionais de marcha de Quarteira, a 18 de Março – 1.29.53 h – que Ana Cabecinha comparece creditada nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos de Londres. A prova tem lugar sábado, dia 11, a partir das 17h00, mas, para além da melhor marca pessoal do ano, a marchadora do Pechão leva no currículo o recorde nacional da distância, graças à marca alcançada nos Jogos Olímpicos de Pequim, há quatro anos: 1.27.46 h.

O último momento de verificação de forma foram os Campeonatos de Portugal, onde Ana Cabecinha se revelou bem acima da concorrência, deu boas indicações para os Jogos Olímpicos. Cumprindo os 10 mil metros desses campeonatos em 43.37,91 m, a marchadora algarvia deu mostras de estar numa fase de apuro de condição, deixando antever para Londres um resultado a superar os melhores alcançados ao longo da época.

Ana Cabecinha teve estreia olímpica em 2008, com a bem sucedida participação nos Jogos de Pequim, coroada com um oitavo lugar e a apropriação de um recorde nacional que durante mais de dez anos esteve na posse de Susana Feitor. Mas a carreira internacional da atleta já se tinha iniciado nos escalões etários mais baixos, com a presença nos mundiais da juventude de 2001, em Debrecen (Hungria), a que se seguiram os mundiais de juniores de Kingston (Jamaica), em 2002, e os europeus de juniores de Tampere (Finlândia), em 2003.

A participação nas competições internacionais de seniores surgiria na primeira época no escalão superior, em 2004, com a Taça do Mundo de Naumburg (Alemanha), onde obteria o 56.º lugar, com 1.37.39 h. Mais tempo seria necessário esperar para carimbar a presença num campeonato de seniores com mínimos (não contando o escalão de sub-23), o que viria a acontecer apenas em 2008, nos já referidos Jogos Olímpicos de Pequim.

Em resumo, Ana Cabecinha detém em 2012 a melhor marca portuguesa de femininos nos 20 km marcha, tendo vencido os campeonatos nacionais de estrada (20 km) e de pista (10 mil metros). À entrada para os Jogos de Londres, a marca registada em Quarteira posiciona-a no 28.º lugar na lista mundial, num ordenamento em que Ana Cabecinha deverá subir bastante no próximo sábado.