terça-feira, 7 de agosto de 2012

Marchador dá à Guatemala a sua primeira medalha em Jogos Olímpicos

Erick Barrondo. Fotos: Markus Schreiber (AP).
Passados alguns minutos após ter sido conhecida a conquista da histórica medalha de prata pelo marchador guatemalteco Erick Barrondo, nos 20 km marcha, disputados este sábado, num circuito de 2 km, delineado junto ao Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha de Inglaterra, Isabel II, as gentes das vilas e cidades da Guatemala saíram às ruas celebrando o acontecimento num clima de autêntica euforia.

Nunca a Guatemala, desde a sua primeira presença nuns Jogos Olímpicos, os de Helsínquia, em 1952, conseguira qualquer medalha. Baixou, assim, para 79 o número de países sem atletas no pódio desde que os Jogos Olímpicos tiveram a sua edição inaugural, em 1896.

O atleta de San Cristóbal Alta Verapaz, localidade a 210 km da capital, recebeu a seguinte mensagem do Presidente da República do seu país, Otto Pérez Molina: “Erick, 15 milhões de guatemaltecos estão orgulhosos pela tua proeza e voltaram a acreditar e a confiar que com dedicação e trabalho se poderá chegar longe. Estamos à tua espera. Serás recebido como um herói. Desejamos-te o melhor para a tua próxima competição (50 km)”.

O presidente anunciou que deu instruções ao responsável pelo desporto para que se organize uma grande festa nacional aquando do regresso de Barrondo. As autoridades desportivas comunicaram que o atleta receberá um prémio de 500 mil quetzales, o equivalente a 50.000 euros.

Sabe-se que na Guatemala há problemas com armas e facas”, declarou Erick Barrondo à imprensa acrescentando, ainda, desejar que esta medalha inspire a juventude do seu país a terminar com esse flagelo e a calçar um par de ténis, praticando desporto.

Erick tem à sua espera, dia 11, a dura prova dos 50 km, onde possui uma marca, nada desprezível, de 3.44.59, tempo conseguido nos Campeonatos de Espanha e Portugal, celebrados em março deste ano, em Pontevedra, Galiza, prova da qual saiu vitorioso, assim como o português João Vieira, que foi segundo num também magnífico tempo de 3.45.17.

Uma nota para o treinador de Eick Barrondo, o cubano Rigoberto Medina. Contratado, há cerca de dois anos, pela federação guatemalteca, depois de já ter passado pelo México e El Salvador, o seu trabalho tem sido muito elogiado. Com todo o merecimento, pois os êxitos estão à vista!