domingo, 5 de agosto de 2012

Chen Ding comemorou ontem o aniversário de hoje

Chen Ding. Foto: Xinhua Guo Yong.
A medalha de ouro que Chen Ding alcançou, ontem, de forma brilhante, nos 20 km marcha dos Jogos Olímpicos é, não só, uma fantástica prenda de aniversário para este jovem atleta, que hoje comemora o seu 20.º aniversário, mas também um momento histórico para a especialidade na China, que nunca antes obtivera medalhas nos homens e, de uma assentada, consegue duas, sendo que é a segunda de ouro, depois de Liu Xiang, em 2004, nos 110 m barreiras, em toda a historia olímpica no setor masculino.

Cheng que é o mais novo campeão olímpico de sempre (19 anos), estabeleceu, com o tempo de 1.18.46, um novo recorde olímpico na distância, melhorando em 16 segundos o anterior recorde, que era pertença de outro estraordinário atleta, o polaco Robert Korzeniowski quando este se sagrou campeão olímpico em Atenas, no ano de 2004.
 
No último quilómetro, o chinês, sorrindo e convencido de que a vitória dificilmente lhe fugiria, ia acenando à multidão e às câmeras da televisão e, ainda, batendo nas mãos daqueles que lhas estendiam, conferindo à prova uma espetaculariadade pouco habitual.
 
O atleta diria, mais tarde, que o fez em sinal de agradecimento a quantos o apoiaram na China, gratidão extensível à família e ao treinador. Sandro Damilano, credenciado treinador italiano, o principal responsável pelos êxitos dos marchadores chineses, certamente terá agora os olhos postos nos seus atletas que competirão, no próximo sábado, nos 50 km masculinos e nos 20 km femininos. Mais medalhas chinesas em perspetiva?