Foto: O Marchador |
O ano de 1977 confirma o grande empenho de alguns benfiquistas na promoção e na prática da marcha atlética.
Os atletas do clube dominam as competições em que tomam parte, exceptuando-se os casos em que alinha Carlos Albano (Casa do Pessoal da Empresa Nacional de Urânio).
Com a criação da Comissão de Marcha do Sport Lisboa e Benfica, a agremiação lisboeta fica bem colocada para dar passos em frente no projecto de divulgar uma disciplina nova para quase toda a gente.
Encabeçando o grupo de trabalho estão o treinador Francisco Assis e os atletas Luís Dias, José Dias e José Pinto.
É por iniciativa deles que o Torneio Popular dos bairros de Lisboa (em 1 de Novembro) volta a integrar provas da especialidade.
Também por acção dos jovens marchadores benfiquistas são realizados em poucos meses dois Grandes Prémios de Marcha Atlética do Sport Lisboa e Benfica.
O primeiro, a 6 de Fevereiro; o segundo a 31 de Julho. Este último conta com a presença de 67 atletas, alinhando nas oito provas em representação de seis clubes.
As maiores representações cabem ao Benfica e ao Núcleo de Atletismo de Oeiras, sendo esta uma colectividade também ela com grande empenho nesta fase da história da marcha em Portugal.
Na foto, a equipa de marcha atlética do Sport Lisboa e Benfica que participou numa das primeiras competições da especialidade, realizadas em pista. A prova, de 5.000 metros marcha, teve lugar no Estádio Nacional, em 5 de Março de 1977.
Na escada, de baixo para cima: José Pinto, José Dias, José Carneirinho, António Rosa, Luís Dias, João Lima, Manuel Silva, Jorge Abrantes.