Foto: Turgalicia |
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou recentemente os programas-horário das competições nacionais que terão lugar em 2012, sendo de destacar, relativamente aos Campeonatos de Portugal de estrada, alterações significativas.
A mais relevante de todas será o ineditismo da competição do calendário federativo da especialidade disputar-se fora de portas, no caso em concreto, a emblemática prova de 50 km marcha, que terá por palco Pontevedra, na Galiza, a 4 de março, num circuito de 2 km, em conjugação com os Campeonatos de Espanha.
Obviamente há vantagens. Por um lado, a antecipação da data da sua realização, inicialmente agendada para 18 de março, na Quarteira, Algarve, data à qual nos referimos, na peça de 13 de outubro, como imprópria atendendo ao facto de passarem a restar menos de dois meses para a disputa dos 50 km da Taça do Mundo de Marcha, competição em que o nosso país tem obtido interessantes resultados.
Por outro lado, no plano competitivo, pode vir a revelar-se útil para os atletas portugueses que tomarão parte na competição, vantagem, aliás, comum aos concorrentes do país vizinho.
No entanto, é lamentável que a decisão não tenha sido tomada ou, pelo menos, anunciada com uma maior antecedência pois, naturalmente, os treinadores terão, agora, que readaptar o planeamento do treino à nova realidade temporal. De notar ainda, ser expetável supor que as organizações quando se candidatam a levar a cabo campeonatos, sejam eles quais forem, já devam conhecer eventuais alterações ao programa competitivo.
Recorde-se que os campeonatos integram os 50 km desde a primeira edição, realizada em Lisboa, em 1985, com o triunfo de José Pinto, e que, na última edição, ocorrida na Batalha, em 2011, o algarvio Jorge Costa sagrou-se campeão nacional pela segunda vez.
Finalmente, há a referir a alteração da distância na prova de juniores masculinos. Disputada desde 1985 sob 20 km, em 2012 será de 10 km.
Mais informação da FPA disponível aqui.
Mais informação da FPA disponível aqui.