Horacio Nava. Foto: Mexsport |
O convite partiu da Comissão Nacional de Cultura Física e Desporto (CONADE), organismo responsável pela atividade desportiva no México, e teve em linha de consideração a vitória de Nava nos Jogos Panamericanos, onde obteve o passaporte para os seus segundos Jogos Olímpicos.
Nava, um valor a ter em conta na disputa para os primeiros lugares da prova olímpica dos 50 km marcha, foi 6.º classificado nos Jogos de Pequim, em 2008, com o tempo de 3.45.21 (recorde pessoal). Já este ano, em Rio Maior, obteve a sua melhor marca de sempre nos 20 km (1.22.15).
Na companhia do treinador Rubén Arikado, do fisioterapeuta Iván Gabaldón e do preparador físico Eulogio Verdugo, Nava testou o circuito da competição (2 km), tendo como pano de fundo o famoso Palácio de Buckingham, residência oficial da monarquia britânica.
“Foi muito proveitosa esta minha viagem a Londres onde pude conhecer ‘in loco’ o circuito e verificar as condições logísticas da prova que realizarei a 11 de Agosto, atendendo a que chegaremos apenas três dias antes do evento”, afirmou Nava.
O atleta de Chihuahua acrescentou ainda que a prova será complicada já que tem uma pequena subida mas, sublinhou, será igual para todos os participantes, aos quais espera uma temperatura de 22 graus centígrados e uma humidade de 80 por cento.