Elena Lashmanova, vencendo nos europeus de Tallinn. Foto: Marko Mumm / AEA |
Dois meses depois, a 21 de Julho, obteria novo grande triunfo, desta vez nos europeus de juniores de Tallinn, vencendo os 10 mil metros marcha femininos com um novo recorde mundial da categoria, 42.59,48 m, marca que era em simultâneo a primeira de sempre de uma júnior abaixo dos 43 minutos na distância.
Tal como a irlandesa Kate Veale, terceira na referida prova de Olhão, Elena Lashmanova foi integrada na lista das esperanças europeias do ano, elaborada pela Associação Europeia de Atletismo, numa demonstração das expectativas que toda a Europa deposita nesta brilhante atleta.
Integrada na escola de marcha de Saransk, onde é treinada pelo consagrado Viktor Chiogin, Elena Lashmanova já fora campeã mundial de juvenis em 2009 (Bressanone, Itália) e campeã mundial de juniores em 2010 (Moncton, Canadá). O seu desempenho no ano que agora termina faz de Lashmanova uma atleta a considerar para o futuro próximo da marcha russa. E justifica a sua escolha para figura internacional da marcha em 2011.