terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Novo prémio para Hausleber gera polémica

Jerzy Hausleber recebe a medalha e o diploma do PND-2011,
rodeado por alguns dos seus antigos atletas, entre eles
Raúl González (2.º esq.) e Ernesto Canto (2.º dir.). Foto: Notimex
O prestigiado treinador de marcha Jerzy Hausleber recebeu o Prémio Nacional do Desporto de 2011, atribuído pelo Governo mexicano. A medalha e o diploma deveriam ter sido recebidos das mãos do Presidente da República, Felipe Calderón, na cerimónia de entrega de todos os prémios, realizada a 20 de Novembro no palácio presidencial, mas alegadas razões de saúde impediram o treinador de origem polaca de comparecer ao evento.

O prémio acabou por ser entregue durante uma conferência de imprensa organizada na passada semana pela Federação Mexicana das Associações de Atletismo, durante a qual o presidente da entidade, Antonio Lozano, salientou tratar-se do reconhecimento de todo o país ao seu treinador. Lozano lembrou que, ao longo dos 30 anos em que dirigiu a selecção mexicana de marcha, Jerzy Hausleber conseguiu que os seus atletas conquistassem 108 medalhas em Jogos Olímpicos e em competições mundiais e continentais de atletismo.

A entrega da medalha e do diploma a Jerzy Hausleber foi testemunhada por alguns dos seus mais consagrados marchadores, como Raúl González e Ernesto Canto, campeões olímpicos em Los Angeles-1984, e ainda Carlos Mercenario, Germán Sánchez entre outros medalhados internacionais.

No entanto, a entrega do prémio ao «pai da marcha mexicana» acaba por ficar envolvida em polémica. Tratando-se da segunda vez que Jerzy Hausleber recebia o Prémio Nacional do Desporto, este não incluiria o prémio monetário, mas apenas os galardões simbólicos. Ainda assim, atendendo à delicadeza da situação económica e de saúde em que o antigo treinador se encontra, tinha-lhe sido prometido o pagamento do prémio em dinheiro por Bernardo de la Graza, director da Comissão Nacional de Cultura Física e Desporto, o organismo estatal responsável pela actividade desportiva.

Só que, segundo «O Marchador» pôde apurar, antes da cerimónia oficial no palácio presidencial, Hausleber terá sido convidado a assinar um documento declarando receber a medalha e o diploma, sem qualquer referência ao prémio monetário. Recusando por não corresponder ao que lhe haviam prometido, regressou a casa e terá sido então essa a verdadeira razão da ausência da entrega dos prémios de dia 20.

As autoridades desportivas do México têm estado a estudar a situação, procurando uma solução digna para o caso, que não deixa de manchar um evento destinado a homenagear os protagonistas mexicanos dos maiores feitos desportivos do ano que está prestes a chegar ao fim.